Pós Graduação – MBA

MBA em Agronegócio

Objetivo

O objetivo do MBA em Agronegócios é proporcionar ao participante os conhecimentos acadêmicos e práticos indispensáveis para a gestão de negócios e de mercados agroindustriais. Para alcançar tal objetivo, o estudante tem contato com as mais modernas técnicas de administração e planejamento aplicáveis nos diferentes elos da cadeia do agronegócio, desde a produção e distribuição de insumos (“antes da porteira”), passando pela produção e industrialização de produtos (“dentro da porteira”), até a sua logística de distribuição para os canais comerciais (“depois da porteira”).

PÚBLICO-ALVO

Profissionais graduados em Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia que atuam na área como diretores, gerentes, supervisores, consultores e analistas.

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO

Formação superior concluída. Desejável experiência profissional comprovada.

Economia e Agronegócio
  • Evolução do Pensamento Econômico
  • O Processo Produtivo
  • Sistemas Econômicos
  • Análise Microeconômica
  • Fundamentos da Macroeconomia
  • Crescimento e Desenvolvimento Econômico
Comércio Internacional no Agronegócio
  • Comércio Exterior e Economia Internacional
  • Gestão Aduaneira
  • Procedimentos Administrativos de Exportação e de Importação
  • Legislação Tributária
  • Política Cambial
  • Acordos Internacionais
Logística Aplicada ao Agronegócio
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos no Sistema Agropecuário do Brasil
  • Modais de Transporte no Agribusiness Brasileiro
  • Fronteira Agrícola e o Desenvolvimento do Agronegócio
  • Distribuição Rodoviária
  • Gerenciamento de Risco no Transporte de Produtos
Gestão Financeira e Análise de Investimentos
  • Gestão e Controle Financeiro
  • A Importância do Fluxo de Caixa
  • Análise e Planejamento de Investimentos Voltados para a Produção Agrícola
  • Gestão dos Custos de Produção
  • Mercado Futuro no Agronegócio
Contabilidade e Rentabilidade Agrícola
  • Conceitos de Contabilidade Aplicados ao Agronegócio
  • Contabilidade e a Tomada de Decisão Estratégica
  • Tipos de Sociedade e Tributos no Agronegócio Brasileiro
Custos de Produção e Análise de Projetos Agropecuários
  • Recursos e Produtividade
  • Capacidade Produtiva
  • Eficiência em Custo
  • Gerenciamento de Projetos Agrícolas
  • Alocação de Recursos em Projetos
  • Desenvolvimento de Metas Produtivas
Direito e Tributação no Agronegócio
  • Sistemas Jurídicos no Agronegócio
  • Normas Éticas e Normas Técnicas
  • Noções sobre Direito Econômico e Agrário
  • Legislação Tributária e Comercial
Planejamento Estratégico e Inovação Agroindustrial
  • Visão Estratégica do Desenvolvimento Brasileiro
  • Alianças Estratégicas nos Sistemas Agroindustriais
  • Resource-Based View (RBV)
  • Modelo VRIO e as Capacidades Dinâmicas
  • Gestão da Inovação Organizacional
Gestão Ambiental e Agricultura Sustentável
  • ESG (Environmental, Social and Governance) na Agricultura
  • Gestão de Resíduos
  • Agricultura Orgânica
Marketing no Agronegócio
  • Os Componentes do Plano de Marketing
  • Segmento de Mercado
  • Análise do Consumidor
  • Posicionamento de Produtos
  • Estratégia de Precificação
  • Desenvolvimento de Mercado e Gestão da Demanda
  • Estudo de Canais e Plataformas Digitais
Práticas de Governança no Agronegócio
  • Transparência e Eficiência nas Estratégias de Gestão
  • Responsabilidade Corporativa
  • Accountability
  • Desempenho Operacional
  • Políticas Internas e Compliance
Agricultura de Precisão e Biotecnologia
  • Aplicação Tecnológica que utilize Sistemas Biológicos
  • Variabilidade Espacial e Temporal no Campo
  • Sistema Global de Navegação por Satélite
  • Sensoriamento Remoto nas Operações Agrícolas
Data Science Analytics
  • Engenharia de Dados, Analytics e Machine Learning
  • Data Wrangling e Data Visualization
  • Projetos de Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial e Big Data
  • Tomada de Decisão Baseada em Dados
  • Cloud Computing e Cyber Security
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
  • Diagnóstico Organizacional Real
  • Elaboração de um Plano de Melhoria para a Empresa
Durante as aulas, os participantes realizam atividades práticas, sob a supervisão dos professores, tais como Estudos de Caso, Uso de Base de Dados Empresariais e Plataforma Digital de Leitura.

FORMATO DAS AULAS

Aulas online – ao vivo

Avaliação

Os participantes serão avaliados por meio de provas individuais e de trabalhos em grupo. Para ser aprovado em cada disciplina, o aluno tem que ter, pelo menos, 75% de presença e atingir nota final mínima de 7,0 (sete). Além disso, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Trabalho Conclusão de Curso

Normas para elaboração do trabalho de conclusão de curso

462 Horas/Aula

Carga Horária Total do Curso

3 Semestres Letivos

Aulas e Atividades

Aulas Quinzenais *

Sextas-feiras:
19h00 às 22h40

Sábados:
09h00 às 12h40.

Início das Aulas

Agosto/24

* As aulas são realizadas majoritariamente quinzenalmente. Contudo, devido aos feriados ou problemas diversos o intervalo poderá ser, excepcionalmente, semanal.

O participante aprovado receberá o certificado de Especialista em Gestão de Agronegócio. A FACAMP é uma Instituição de Ensino Superior autorizada pelo MEC para emissão de certificados de conclusão para todos os cursos da sua Escola de Pós-Graduação lato sensu.

Paolo Edoardo Coti-Zelati

Doutor e Mestre em Administração de Empresas pelo Mackenzie-SP, Especialista em Administração de Marketing pelo Mackenzie-SP e Bacharel em Direito pela FAAP. Coordenador do Curso de Graduação em Administração da FACAMP. Ministra disciplinas de Administração Estratégica, Gestão de Cadeia de Suprimentos e Negócios Internacionais.

Investimento

Forma de pagamento: boleto bancário

Valor do curso

R$ 20.160,00

Á vista

R$ 18.144,00
(10% de desconto)

Parcelamento no Boleto

6x R$ 3.124,80 (7% Desconto)

12x R$ 1.612,80 (4% Desconto)

24x R$ 840,00

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