Graduação em Administração
O campo de trabalho
Toda organização precisa de um gestor com visão estratégica.
99% de empregabilidade
Em grandes empresas no Brasil e no exterior.
Centro de Empreendedorismo
Acelera o desenvolvimento do espírito empreendedor de nossos alunos.
Conheça nosso curso
Cursar administração na FACAMP é estar preparado para atuar na liderança de grandes empresas, empreender em seu próprio negócio, suceder um negócio familiar ou trilhar uma carreira de pesquisa. A decisão é sua, porque a FACAMP oferece uma formação robusta e atual. Aqui, a experiência prática faz parte da grade curricular por meio convênios com empresas de destaque, que permitem uma formação completa do aluno, unindo conhecimento técnico, comportamental e cultural.
O curso de administração traz para a sala de aula o que há de mais atual na fronteira do conhecimento empresarial. Estudamos na prática o que está sendo aplicado hoje nas companhias. A excelência de um bom curso de administração está na amplitude e intensidade de suas disciplinas, pois deve permitir ao aluno conhecer toda a estrutura de uma organização e suas variáveis, para posteriormente poder se especializar, sem perder a visão global do negócio.
Na FACAMP, a inovação e o comportamento empreendedor são incorporados ao curso desde o primeiro ano, construindo uma trilha de aprendizado que culmina na construção de um Business plan completo como trabalho de conclusão de curso, a partir da metodologia design thinking. Essa trilha é composta pelo Centro de Empreendedorismo, pela atualidade das disciplinas do currículo e pelo Trabalho Integrado realizado no terceiro ano.
Período Integral
O curso de administração da FACAMP é oferecido em período integral, sendo que a carga horária das disciplinas é pelo menos 50% maior do que o exigido pelo Ministério da Educação. Além de mais tempo dedicado às matérias clássicas da administração como finanças, gestão de operações, estratégia empresarial, gestão humana e social e marketing.
Disciplinas técnicas e complementares
Um grande diferencial da formação da FACAMP são os aprofundamentos na economia. Com aulas durante sete semestres, formamos administradores que sabem analisar profundamente o cenário macro e microeconômico em que a empresa está inserida, melhorando sua assertividade nas tomadas de decisão.
Formamos executivos de excelência e cidadãos conscientes de suas responsabilidades e impactos de suas ações na sociedade. Por isso, aliada às matérias técnicas estão as disciplinas de humanidades, com o objetivo de desenvolver as habilidades interpessoais (soft skills), contextualizadas para o ambiente corporativo. São as aulas de psicologia e comportamento organizacional; ética, compliance e sustentabilidade nos negócios; uso instrumental dos idiomas português e inglês, oficinas de leitura que refinam a capacidade de escrita, interpretação e desenvolvimento de textos técnicos; filosofia e lógica; estudo da história contemporânea e sua influência no atual momento do capitalismo e nas organizações; sociologia das organizações e direito empresarial.
Há ainda o aprendizado intensificado das matérias chamadas quantitativas, que permitem ao aluno formado na FACAMP atuar com propriedade em mercados em ascensão como business intelligence, data analytics e metodologia de Blockchain. São as disciplinas de matemática aplicada à gestão; matemática financeira; estatística aplicada à gestão; modelos quantitativos para tomada de decisão e econometria aplicada aos negócios.
Trabalho Integrado
Empresas parceiras da FACAMP apresentam um desafio real do negócio para que os alunos atuem como consultores empresariais. A experiência proporciona um diferencial relevante aos estudantes, especialmente nos processos de estágio obrigatório do ano seguinte.
Do ponto de vista da empresa, o principal benefício é a obtenção de um diagnóstico organizacional e um plano de melhorias profundo, realizado por alunos de uma escola de negócios de ponta orientados por professores de alto nível.
Como funciona
No quinto semestre do curso, os estudantes realizam visitas técnicas quinzenais na empresa, acompanhados de um executivo-mentor, além da orientação de um professor da instituição. Ao final do semestre, os estudantes apresentam um diagnóstico da unidade de negócio e um plano de melhoria para o problema identificado. A avaliação deste projeto é realizada por um professor da FACAMP e um executivo c-level da empresa, diferente daquele que foi o mentor do grupo durante as visitas.
No sexto semestre, o trabalho integrado consiste em comprovar com dados o plano de melhorias proposto, e seus devidos resultados. Quando a empresa toma a decisão de implementar as melhorias, o aluno participa também desse processo. Ao final do semestre o trabalho é avaliado novamente pela banca unindo as duas etapas.
Trabalho de Conclusão de Curso – Business Plan
Ser criativo, proativo e inovador são características procuradas pelo mercado e amplamente desenvolvidas durante todo o curso de administração da FACAMP. Todo esse conhecimento é materializado no trabalho de conclusão de curso, quando os alunos constroem um plano de negócios a partir da metodologia design thinking.
O objetivo é trazer inovação para resolução de um problema de determinado setor da economia, que será escolhido pelo grupo, a partir da criação de um novo negócio. O business plan segue o formato de um plano real, desde a apresentação do problema, estudo e análise do mercado em questão, até a caracterização da empresa e como ela soluciona o problema apresentado.
A caracterização é completa e deve demonstrar os enquadramentos legais, a tributação, o organograma e a estrutura da organização, incluindo mapa de entrada, movimentação e saída de produtos, por exemplo. O plano de marketing e comunicação, a avaliação financeira e os métodos de avaliação estratégica do negócio, visando mensurar a competitividade da empresa também são avaliados, assim como o plano de contingência para situações não estabelecidas.
O projeto tem duração de dois semestres e nesse período passa por duas bancas avaliadoras compostas pelo orientador, um professor da FACAMP, um executivo de uma empresa do segmento escolhido e um investidor anjo, que tem como objetivo avaliar e demonstrar a viabilidade do projeto desse ponto de vista.
Comunicação Empresarial I
Business English I
História, Sociedade e Cultura
Microeconomia Aplicada
Matemática Aplicada à Gestão
Contabilidade e Análise de Balanços
Fundamentos de Finanças
Teoria Geral da Administração
Organização, Sistemas e Métodos
Comunicação Empresarial II
Business English II
Padrões de Consumo e Comportamento do Consumidor
Matemática Financeira
Psicologia e Comportamento Organizacional
Macroeconomia
Sociologia das Organizações
Fundamentos da Gestão de Operações
Comunicação Empresarial III
Business English III
Fundamentos de Marketing
Estatística e Análise de Dados
Laboratório de Empreendedorismo e Design Thinking
Gestão Estratégica de Pessoas
Economia e Finanças Internacionais
Modelos Quantitativos para Tomada de Decisão
Comunicação Empresarial IV
Business English IV
Gestão de Produtos, Serviços e Marcas
Economia e Cadeias Globais de Valor
Liderança e Gestão de Equipes
Ética Governança e Desenvolvimento Sustentável
Gestão de Materiais e Sistemas
Laboratório de Marketing Digital
Big Data, IA e Negócios Digitais
Gestão de Processos e Melhoria Contínua
Filosofia e Lógica
Oficina de Desenvolvimento de Competências Pessoais
Laboratório de Mapeamento e Diagnóstico Empresarial
Estratégia Empresarial
Tópicos Especiais em Linguagem Libras
Formação Econômica do Brasil
Finanças Corporativas e Mercado Financeiro
Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos
Ambiente Competitivo e Capacidades Dinâmicas
Laboratório de Gestão da Qualidade e Plano de Melhoria
Oficina de Preparação para Processos Seletivos
Cultura e Arte Afro-Ameríndia Brasileira
Estágio Supervisionado I
Desenvolvimento do Plano de Negócios (TCC)
Cenários Econômicos
Empreendedorismo e Inovação Organizacional
Modelagem Financeira
Tópicos Especiais em Administração I
Tópicos Especiais em Administração II
Tópicos Especiais em Administração III
Tópicos Especiais em Administração IV
Direito Empresarial
Estágio Supervisionado II
Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis
Avaliação do Plano de Negócios (TCC)
Tópicos Especiais em Administração VI
Tópicos Especiais em Administração VII
Tópicos Especiais em Administração VIII
Tópicos Especiais em Administração V
Coordenação
Prof. Dr. Paolo Edoardo Coti-Zelati
Doutor em Administração de Empresas pela Mackenzie-SP e consultor de empresas na área de agronegócios.
Estratégia Empresarial, Gestão de Operações e Logística, Negócios Internacionais.
Carga horária
Carga horária do Curso de Administração da FACAMP
Carga horária mínima exigida pelo MEC para o curso de Administração
Mais tempo de estudo | Melhor formação prática e conceitual
Melhores administradores
DURAÇÃO E HORÁRIOS
1º Ano – 3º Ano: Integral: 8h às 17h10
4º Ano: Noturno: 19h às 22h40
Formas de Admissão
Vestibular – ENEM
Processos Internacionais ou Transferências
Conheça nossos programas de bolsas de estudos.
Acontece na FACAMP
Alunos veteranos da FACAMP prepararam um evento especial para os aprovados no processo seletivo do Vestibular FACAMP...
O Centro Universitário FACAMP está com inscrições abertas para vagas remanescentes em diversos cursos de graduação. As...
Na última semana, estudantes do curso de Direito participaram da XIX Semana Nacional de Conciliação do Conselho...
Com o objetivo de ampliar a experiência acadêmica fora da sala de aula, os professores Flávio Valverde e Vitor Damiani...
No último sábado, 26 de outubro, a FACAMP realizou a primeira fase do Vestibular 2025. Os candidatos puderam optar por...
Próximos Eventos
Acompanhe nosso conteúdo exclusivo
Estude conosco
Aprender com professores altamente qualificados e conectados com o mercado de trabalho, com ensino personalizado em tempo integral e prática profissional desde o primeiro ano de cada curso, fazem da FACAMP a instituição de ensino superior mais completa para a formação de líderes.