Pós Graduação – MBA

MBA em Desenvolvimento de Embalagens

Objetivo

Nos últimos anos o avanço da indústria 4.0, novos materiais e as legislações ambientais mudaram radicalmente o setor de embalagens. É indispensável para o profissional que atua no setor uma visão sistêmica desde a conceituação do produto, gestão da marca e análise da concorrência, desenvolvimento do projeto, os canais de distribuição, gestão de estoques, experiência do usuário e a sustentabilidade. O objetivo do MBA em Desenvolvimento de Embalagens é qualificar os profissionais para a tomada de decisão técnica e estratégica que certifique o bom desempenho comercial dos produtos nos pontos de venda com a garantia do desempenho técnico da embalagem.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais graduados em Administração, Economia, Engenharia e outras áreas de formação, que atuam (ou que pretendem atuar) no setor de embalagens.

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO

Formação superior concluída. Desejável experiência profissional comprovada.

Cenários econômicos
  • Introdução à Análise Macroeconômica
  • Análise dos Componentes do Valor Agregado
  • Determinação de Cenários Macroeconômicos
  • Cenários Econômicos Nacionais: A Evolução Histórica da Economia Brasileira, Plano Real e a Abertura Econômica, Os Anos Lula e Perspectivas da Economia Brasileira
  • Cenários Econômicos Internacionais: Determinantes dos Fluxos Comerciais e Financeiros Internacionais, Instrumentos de Política Comercial e Integração Econômica, Globalização Produtiva e Financeira e Perspectivas da Economia Mundial
Gestão da mudança e da cultura organizacional
  • Características da Empresa e Diversidade das Estruturas Organizacionais
  • Mudanças recentes e novos focos empresariais
  • Modelos Ambientais de Vantagem Competitiva
  • Alinhamento entre as Ações e os Objetivos Estratégicos da Organização
  • Relacionamento com “Stakeholders”
Marketing & Branding para embalagens
  • Planejamento Estratégico de Marketing direcionado ao setor de embalagens
  • Brand Equity e Posicionamento de Marca
  • Comportamento do Consumidor e Análise da Concorrência
  • Canais de Distribuição
  • Gestão de Marcas, Produtos e Linhas
  • Marketing de Varejo e Pricing
Ciclo vida do produto e economia circular
  • Análise do ciclo de vida do produto
  • Requisitos essenciais para redução de embalagens e resíduos e limites para redução
  • Otimização da função da embalagem
  • Monitoramento da economia circular
  • Desenvolvimento de indicadores sobre o uso e reuso de recursos
  • Mensuração do impacto ambiental
Indústria 4.0 e cadeia de valor no segmento de embalagens
  • A indústria de embalagens e a transformação digital
  • Impacto na cadeia de valor
  • Controle de produção
  • Monitoramento digital de embalagens
  • Segurança digital
Gestão cadeia de suprimentos no segmento de embalagens
  • Armazenamento e gestão de estoque
  • Distribuição fisica
  • Gestão de compras e fornecimento de materiais
  • Planejamento de demanda e S&OP
  • Manuseio de materiais e embalagens
  • Aspectos organizacionais e mecanismos de integração
Sustentabilidade e Governança Corporativa
  • Fundamentos da sustentabilidade
  • Aspectos legais e regulatórios
  • Operações sustentáveis
  • Responsabilidade social empresarial: Monitoramento e avaliação de práticas
  • Classificação do investimento social privado empresarial
Análise e elaboração de projetos
  • Conceituação e Abordagem dos Principais Tópicos de Gestão de Projetos
  • Análise Crítica e Estrutura Analítica do Projeto
  • Instrumentos Financeiros disponíveis para Elaboração de Projeto de Investimento (acordos regionais, financiamento de LP, eximbanks)
  • Elaboração Prática de Projeto de Investimento
  • Finalização, Entrega e Aceite do Projeto pelo Cliente
  • Metodologia Ágil e Scrum
Design thinking para embalagens
  • Ergonomia
  • Design Thinking
  • Experiência do Usuário
Materiais e processos industriais
  • Embalagem Metálica: Propriedades e Processos Produtivos
  • Embalagens de Vidro: Propriedades e Processos Produtivos
  • Embalagens de Papel Corrugado: Propriedades e Processos Produtivos
  • Embalagens de Polímeros: Propriedades e Processos Produtivos
  • Novos Materiais
Estratégia e desenvolvimento de novos produtos (TCC)
  • Modelo de Referência para Desenvolvimento de
  • Novos Produtos
  • Conceituação do Produto
  • Benchmarking
  • Planejamento do Projeto
  • Projeto do Produto
Durante as aulas, os participantes realizam atividades práticas, sob a supervisão dos professores, tais como Estudos de Caso, Uso de Base de Dados Empresariais e Plataforma Digital de Leitura.

FORMATO DAS AULAS

Aulas online – ao vivo

Avaliação

Os participantes serão avaliados por meio de provas individuais e de trabalhos em grupo. Para ser aprovado em cada disciplina, o aluno tem que ter, pelo menos, 75% de presença e atingir nota final mínima de 7,0 (sete). Além disso, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Trabalho Conclusão de Curso

Normas para elaboração do trabalho de conclusão de curso

448 Horas/Aula

Carga Horária Total do Curso

3 Semestres Letivos

Aulas e Atividades

Aulas Quinzenais *

Sextas-feiras:
19h00 às 22h40

Sábados:
09h00 às 12h40.

Início das Aulas

14/03/25

* Aulas preferencialmente quinzenais, mas, por razões de carga horária e calendário, alguns intervalos serão inferiores.

O participante aprovado receberá o certificado de Especialista em Desenvolvimento de Embalagens. A FACAMP é uma Instituição de Ensino Superior autorizada pelo MEC para emissão de certificados de conclusão para todos os cursos da sua Escola de Pós-Graduação lato sensu.

Fernando dos Santos Fraga

Mestre em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Produção pela Jönköping University e Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Tem mais de 10 anos de experiência na área de planejamento e controle da produção e em desenvolvimento de produto. Coordena do grupo de trabalho de parcerias entre a FACAMP e grandes empresas para o desenvolvimento de embalagens.

Investimento

Forma de pagamento: boleto bancário

Valor do curso

R$ 21.200,00

Á vista

R$ 19.080,00
(10% de desconto)

Parcelamento no Boleto

6x R$ 3.286,00 (7% Desconto)

12x R$ 1.696,00 (4% Desconto)

24x R$ 883,33

DESCONTOS ESPECIAIS PARA COLABORADORES DE EMPRESAS CONVENIADAS E EX-ALUNOS FACAMP

Ex-Alunos têm 15% de desconto | Empresas conveniadas têm 10% de desconto