Pós Graduação – MBA
MBA em Desenvolvimento de Embalagens
Objetivo
Nos últimos anos o avanço da indústria 4.0, novos materiais e as legislações ambientais mudaram radicalmente o setor de embalagens. É indispensável para o profissional que atua no setor uma visão sistêmica desde a conceituação do produto, gestão da marca e análise da concorrência, desenvolvimento do projeto, os canais de distribuição, gestão de estoques, experiência do usuário e a sustentabilidade. O objetivo do MBA em Desenvolvimento de Embalagens é qualificar os profissionais para a tomada de decisão técnica e estratégica que certifique o bom desempenho comercial dos produtos nos pontos de venda com a garantia do desempenho técnico da embalagem.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais graduados em Administração, Economia, Engenharia e outras áreas de formação, que atuam (ou que pretendem atuar) no setor de embalagens.
CONDIÇÕES DE ADMISSÃO
Formação superior concluída. Desejável experiência profissional comprovada.
Cenários econômicos
- Introdução à Análise Macroeconômica
- Análise dos Componentes do Valor Agregado
- Determinação de Cenários Macroeconômicos
- Cenários Econômicos Nacionais: A Evolução Histórica da Economia Brasileira, Plano Real e a Abertura Econômica, Os Anos Lula e Perspectivas da Economia Brasileira
- Cenários Econômicos Internacionais: Determinantes dos Fluxos Comerciais e Financeiros Internacionais, Instrumentos de Política Comercial e Integração Econômica, Globalização Produtiva e Financeira e Perspectivas da Economia Mundial
Gestão da mudança e da cultura organizacional
- Características da Empresa e Diversidade das Estruturas Organizacionais
- Mudanças recentes e novos focos empresariais
- Modelos Ambientais de Vantagem Competitiva
- Alinhamento entre as Ações e os Objetivos Estratégicos da Organização
- Relacionamento com “Stakeholders”
Marketing & Branding para embalagens
- Planejamento Estratégico de Marketing direcionado ao setor de embalagens
- Brand Equity e Posicionamento de Marca
- Comportamento do Consumidor e Análise da Concorrência
- Canais de Distribuição
- Gestão de Marcas, Produtos e Linhas
- Marketing de Varejo e Pricing
Ciclo vida do produto e economia circular
- Análise do ciclo de vida do produto
- Requisitos essenciais para redução de embalagens e resíduos e limites para redução
- Otimização da função da embalagem
- Monitoramento da economia circular
- Desenvolvimento de indicadores sobre o uso e reuso de recursos
- Mensuração do impacto ambiental
Indústria 4.0 e cadeia de valor no segmento de embalagens
- A indústria de embalagens e a transformação digital
- Impacto na cadeia de valor
- Controle de produção
- Monitoramento digital de embalagens
- Segurança digital
Gestão cadeia de suprimentos no segmento de embalagens
- Armazenamento e gestão de estoque
- Distribuição fisica
- Gestão de compras e fornecimento de materiais
- Planejamento de demanda e S&OP
- Manuseio de materiais e embalagens
- Aspectos organizacionais e mecanismos de integração
Sustentabilidade e Governança Corporativa
- Fundamentos da sustentabilidade
- Aspectos legais e regulatórios
- Operações sustentáveis
- Responsabilidade social empresarial: Monitoramento e avaliação de práticas
- Classificação do investimento social privado empresarial
Análise e elaboração de projetos
- Conceituação e Abordagem dos Principais Tópicos de Gestão de Projetos
- Análise Crítica e Estrutura Analítica do Projeto
- Instrumentos Financeiros disponíveis para Elaboração de Projeto de Investimento (acordos regionais, financiamento de LP, eximbanks)
- Elaboração Prática de Projeto de Investimento
- Finalização, Entrega e Aceite do Projeto pelo Cliente
- Metodologia Ágil e Scrum
Design thinking para embalagens
- Ergonomia
- Design Thinking
- Experiência do Usuário
Materiais e processos industriais
- Embalagem Metálica: Propriedades e Processos Produtivos
- Embalagens de Vidro: Propriedades e Processos Produtivos
- Embalagens de Papel Corrugado: Propriedades e Processos Produtivos
- Embalagens de Polímeros: Propriedades e Processos Produtivos
- Novos Materiais
Estratégia e desenvolvimento de novos produtos (TCC)
- Modelo de Referência para Desenvolvimento de
- Novos Produtos
- Conceituação do Produto
- Benchmarking
- Planejamento do Projeto
- Projeto do Produto
FORMATO DAS AULAS
Aulas online – ao vivo
Avaliação
Os participantes serão avaliados por meio de provas individuais e de trabalhos em grupo. Para ser aprovado em cada disciplina, o aluno tem que ter, pelo menos, 75% de presença e atingir nota final mínima de 7,0 (sete). Além disso, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Trabalho Conclusão de Curso
448 Horas/Aula
Carga Horária Total do Curso
3 Semestres Letivos
Aulas e Atividades
Aulas Quinzenais *
Sextas-feiras:
19h00 às 22h40
Sábados:
09h00 às 12h40.
Início das Aulas
14/03/25
* Aulas preferencialmente quinzenais, mas, por razões de carga horária e calendário, alguns intervalos serão inferiores.
O participante aprovado receberá o certificado de Especialista em Desenvolvimento de Embalagens. A FACAMP é uma Instituição de Ensino Superior autorizada pelo MEC para emissão de certificados de conclusão para todos os cursos da sua Escola de Pós-Graduação lato sensu.
Fernando dos Santos Fraga
Mestre em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Produção pela Jönköping University e Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Tem mais de 10 anos de experiência na área de planejamento e controle da produção e em desenvolvimento de produto. Coordena do grupo de trabalho de parcerias entre a FACAMP e grandes empresas para o desenvolvimento de embalagens.
Investimento
Forma de pagamento: boleto bancário
Valor do curso
R$ 21.200,00
Á vista
R$ 19.080,00
(10% de desconto)
Parcelamento no Boleto
6x R$ 3.286,00 (7% Desconto)
12x R$ 1.696,00 (4% Desconto)
24x R$ 883,33
DESCONTOS ESPECIAIS PARA COLABORADORES DE EMPRESAS CONVENIADAS E EX-ALUNOS FACAMP
Ex-Alunos têm 15% de desconto | Empresas conveniadas têm 10% de desconto