Comissão Própria de Avaliação – CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), como o próprio nome diz, é uma comissão formada por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e por um representante da sociedade civil com o objetivo de coordenar o processo interno de avaliação da FACAMP e tornar público seus resultados.

A CPA é parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado em 2004 pela lei n° 10.861, de 14 de abril. O artigo11 desta lei prevê que cada instituição de ensino superior, pública ou privada, deve ter a sua Comissão Própria de Avaliação para:

  • Desenvolver uma metodologia de avaliação que permita analisar as suas características institucionais.
  • Pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição para identificar as causas dos seus problemas e deficiências.
  • Aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo.
  • Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais.
  • Tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade.
  • Julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos.
  • E prestar contas à sociedade.

A CPA avalia todos os aspectos que relacionam o ensino, a pesquisa e a extensão na FACAMP, a partir dos cinco eixos, que contemplam as dez dimensões do SINAES, conforme a seguir especificados:

  • Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional
  • Eixo 2: Desenvolvimento Institucional
  • Eixo 3: Políticas Acadêmicas
  • Eixo 4: Políticas de Gestão
  • Eixo 5: Infraestrutura Física

Como trabalha a CPA na FACAMP

Na FACAMP, a Avaliação Interna é um processo contínuo por meio do qual a instituição desenvolve o diálogo para a realização do Projeto Pedagógico Institucional. O Projeto Pedagógico da FACAMP considera o estudante como o centro das atenções do ensino superior. Insiste, portanto, na singularidade do estudante, no desenvolvimento de suas qualidades cognitivas e comportamentais e, ao mesmo tempo, nos valores que promovem a sua inserção cidadã, histórica e socialmente responsável. Por esse motivo existe um contato estreito entre alunos, professores, coordenadores e diretores. Esse princípio e a busca por uma instituição de excelência, ágil, participativa e articulada, possibilitaram o desenvolvimento de um processo de auto-avaliação institucional constante e dinâmico que influenciaram na sistemática de trabalho da CPA. A metodologia de trabalho da CPA é predominantemente qualitativa e consiste no levantamento, organização e análise das ações participativas da comunidade acadêmica. O reflexo mais visível está nos resultados da avaliação externa, a saber: no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) e em nosso Índice de Empregabilidade.

Cabe, ainda, ressaltar que os resultados das avaliações e as melhorias delas resultantes são amplamente divulgados, conforme relatórios disponíveis neste site.

Como a comunidade acadêmica da FACAMP pode contribuir com o trabalho da CPA

A CPA é composta por representantes do corpo docente, representantes do corpo discente, representantes do corpo técnico-administrativo, além de um representante da comunidade civil. O contato com esses segmentos de representação pode ser feito por meio de comunicação eletrônica (e-mail).

Composição atual da CPA

  • Coordenadora: Beatriz Freire Bertasso.
  • Representante da sociedade civil: Eduardo Siqueira Brocchi.
  • Representantes do corpo discente: Beatriz Pierre Fernandes; Giorgia Sampaio Schiavon; Lucas do Nascimento Melucci; Paulo André de Faria Mutton; Ana Carolina Riegert Uhlmann (suplente).
  • Representantes do corpo docente: Adriana Marques da Cunha; Daliana Cristina Dias Leite Keleti; Daniel de Mattos Höfling; Guilherme Bezzon.
  • Representantes do corpo técnico-administrativo: Erica Renata Junque; Fabiana Rogeria Gobbo; Juliana Lavradio; Rafael Resstel Meirelles e Silva; Aline Pinheiro (Suplente).

Melhorias da Infraestrutura FACAMP – 2022