Os desafios e as oportunidades no acesso à tecnologia foram os temas centrais do evento, idealizado pelo Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB), que completa 10 anos de atividades. Campinas foi a nona filial do Instituto a promover a iniciativa “Capitalismo Consciente: geração de valor a partir da tecnologia”, que aconteceu na terça-feira, dia 1º de agosto das 8h às 13h na FACAMP.

Capitalismo Consciente

Com a tecnologia desempenhando um papel cada vez mais central nas nossas vidas, a geração de valor através dessa ferramenta ganha cada vez mais destaque. No contraponto do capitalismo tradicional, surge uma abordagem inovadora: o Capitalismo Consciente. Trata-se de um redirecionamento do olhar, onde a tecnologia é vista como um meio, não apenas para impulsionar os lucros, mas também para promover a sustentabilidade, o bem-estar humano e a criação de valor.

Na prática, é uma forma das empresas mostrarem responsabilidade e comprometimento com o mercado que atuam. O tema também traz, para o meio corporativo, o termo ESG (da sigla em inglês Environmental, Social and Governance), uma tendência mundial que reúne um conjunto de ações ambientais, sociais e de governança corporativa, por parte das organizações. 

Redução da Desigualdade no acesso à tecnologia em Campinas

O evento reuniu empresários locais e lideranças para discutir como a iniciativa privada pode contribuir para a redução da desigualdade no acesso à tecnologia, com base nos quatro pilares do Capitalismo Consciente. A escolha do tema está diretamente relacionada ao fato da cidade de Campinas ser um dos grandes polos de tecnologia do país, concentrando centros de pesquisa, grandes empresas e renomadas universidades e faculdades do Brasil. O intuito foi fomentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 e 4 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que tratam sobre a redução das desigualdades e educação de qualidade, respectivamente.

“Visualizamos Campinas como um polo tecnológico e financeiro, mas agora queremos promover uma provocação para também desenvolver a região como um polo de consciência. Se estamos desenvolvendo tecnologia e fomentando empresas, fica o questionamento sobre a problemática da desigualdade. Será que essa é realmente uma realidade universal para toda Campinas? E é justamente isso que debatemos no fórum, trazendo os conceitos do Capitalismo Consciente, e análises junto com os cases das empresas presentes, que demonstraram como as oportunidades da temática estão sendo trabalhadas por elas”, comenta Vitor Ungari, colíder Regional do Capitalismo Consciente em Campinas. 

O evento teve patrocínio do Venturus e da FACAMP.

Programação

08h 

Abertura – Início do evento: Credenciamento e welcome coffee

Capitalismo Consciente e a filial Campinas
Augusto Júnior (Grupo Anga)
Luis Drouet (Share People Hub)

O desenvolvimento de profissionais de tecnologia na prática
Priscila Barbosa (Venturus)

Desafios, paradoxos e oportunidades no mercado de tecnologia
Luanna Luna (Ifood)
Priscila Barbosa (Venturus)
Luis Drouet (Share People HUB)

Tecnologias & Impacto Social
Daniel Spolaor (Escola Korú)
Júlia Garcia (Tecnus)
Lucas Carneiro (Picode)

Key note speaker

13h00 – Fim do Evento