Comemorando sua 10ª edição, o FAMUN 2023 convida seus participantes a proporem soluções para acelerar a implementação da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. O evento, voltado a universitários e estudantes do ensino médio, é uma simulação das Nações Unidas, ou MUN – Model United Nations, com comitês e conselhos, assim como acontece nas reuniões da ONU. As inscrições podem ser feitas pelo site www.famun.com.br, a partir de 08 de maio.
O tema da conferência deste ano é “Flip the Script: A World of Infinite Possibilities”, inspirado em duas campanhas da ONU que buscam debater como é possível mudar pensamentos e atitudes para tornar o mundo um lugar mais justo, saudável e sustentável para 8 bilhões de pessoas.
“Os desafios globais se tornaram ainda mais complexos nesses últimos 10 anos, com o aumento do desemprego, a intensificação das mudanças climáticas e o acirramento de conflitos ao redor do mundo. É interessante ver como o FAMUN acompanhou as discussões e a complexidade desses desafios, convidando diferentes gerações para assumirem maior protagonismo na busca por soluções criativas para os problemas globais. São poucas iniciativas como essas que sobrevivem há mais de uma década. Para nós, é uma honra poder comemorar essa data contando com o entusiasmo cada vez maior de jovens estudantes para transformar o mundo em que vivemos!”, explica Patrícia Borelli, professora de Relações Internacionais e coordenadora do FAMUN.
Organizado por docentes e discentes do curso de Relações Internacionais da FACAMP, o FAMUN 2023 será realizado de 7 a 10 de setembro, presencialmente, na FACAMP. No mês de agosto, os participantes terão atividades prévias de preparação online, com a participação de especialistas da ONU para fornecer informações sobre cada tópico de discussão e responder dúvidas dos participantes. Os debates e tratativas acontecem em português, inglês e espanhol. São esperados cerca de 500 estudantes e docentes de todo o Brasil e também internacionais.
Eventos deste tipo são uma forma prática e estimulante de aprender sobre negociações internacionais, participar de debates multiculturais, praticar oratória e escrita, além de estimular o pensamento crítico e criativo para a solução de problemas globais como direitos humanos, emprego decente e meio ambiente.
A programação completa, com os temas dos debates, tanto para o ensino médio, quanto para estudantes universitários, está disponível no website oficial do evento: www.famun.com.br. As inscrições podem ser feitas pelo site a partir de 08 de maio.