O economista e fundador da FACAMP, professor Doutor Luiz Gonzaga Belluzzo, recebeu no dia 2 de junho o Título de Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Formado em Direito e Ciências Sociais pela USP, Belluzzo cumpriu importante papel no início do processo de instalação do Instituto de Economia (IE) da Unicamp e é considerado um dos economistas mais influentes do Brasil.
A concessão do título a Belluzzo reconhece e homenageia nosso fundador por sua contribuição teórica sobre o capitalismo contemporâneo e sobre o desenvolvimento econômico do Brasil. Além disso, o título faz jus ao seu papel como homem público, que se fez presente em momentos decisivos da redemocratização do país, da Assembleia Constituinte e durante a aprovação da autonomia orçamentária das universidades estaduais, entre outros feitos.
Autor de dezenas de livros, de artigos acadêmicos e de centenas de artigos de opinião na grande imprensa, o professor Belluzzo também orientou grande quantidade de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, o que demonstra sua contínua influência na formação de economistas e de outros profissionais de destacada atuação na academia, nas carreiras públicas e no mundo corporativo.
Escolhido como padrinho do homenageado, também fundador da FACAMP, o professor João Manuel Cardoso de Melo discursou no evento relembrando importantes episódios da história dos mais de 70 anos de amizade entre os dois, que se misturam com a história do Brasil, da constituição da UNICAMP e da fundação da FACAMP.
“É pura tolice achar que uma obra de grande valor, como a do professor Belluzzo depende apenas de leituras, de pesquisas, enfim o trabalho duro e solitário que é o nosso. Belluzzo é antes de tudo uma pessoa indignada, é antes de tudo uma pessoa de virtudes cívicas, um inconformado com as misérias materiais e espirituais do mundo em que vivemos. Gonzaga (como Belluzzo era chamado entre os amigos) mais uma vez obrigado. Profº Belluzzo, parabéns!” finalizou seu discurso o Prof. Dr. João Manoel Cardoso de Melo.
Nas palavras do Reitor da Universidade Estadual de Campinas, Prof. Dr. Antônio José de Almeida Meirelles, o título concedido premia não apenas a intelectualidade, mas o caráter prático da atuação de Belluzzo na sociedade. “Procurar usar esse conhecimento para transformar a realidade é outra característica que marca a sua história como intelectual professor dessa Universidade. A questão da autonomia é um exemplo para o nosso país sobre essa sua capacidade de transformar os conflitos em soluções. Como universidade e como brasileiros temos muito a agradecer por seu papel. É uma grande virtude que caracteriza também a sua ação como homem público. Parabenizo e digo que é um grande orgulho para nossa universidade tê-lo entre o nosso rol de professores”, destacou o reitor.
Rodrigo Sabbatini, que é o atual diretor acadêmico da FACAMP, foi aluno de Belluzzo e também ressaltou o respeito e admiração que o mais novo professor emérito tem entre todos que o conhecem. “Como aluno, como companheiro de trabalho aqui na FACAMP e como cidadão, só me resta agradecer a gentileza com que o prof. Belluzzo compartilha seu vasto conhecimento e com a firmeza que nos contagia com seu sonho por um Brasil próspero, democrático e justo”, afirmou Sabbatini.
Em seu discurso de agradecimento, o professor Belluzzo atribuiu os destaques de sua trajetória, compartilhando humildemente com os presentes que as conquistas foram feitas coletivamente. “O conhecimento é uma aventura coletiva. Eu devo tanto a inúmeros amigos presentes aqui, pelo espírito da cooperação com o outro, da troca de ideias, da troca de impressões. Eu agradeço muito e vejo isso como homenagem a nossa luta coletiva aqui na universidade Campinas para assegurar o caráter independente da Universidade. Agradeço muito a vocês pela oportunidade que me deram de exprimir a minha paixão por essa instituição Universitária”, concluiu.