A FACAMP, através do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) lançou seu primeiro Mestrado Acadêmico em “Direito, Empresa e Sociedade Contemporânea”, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Para dar início ao curso, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, um dos fundadores da instituição, foi o convidado de honra. “Não podemos separar o direito da economia. É absolutamente necessário regular as transformações que o capitalismo promove”, contextualizou Belluzzo aos presentes.
A primeira turma do Mestrado em Direito Empresarial da Facamp abriu 30 vagas em 2023. A duração máxima do curso é de 24 meses, divididos em 4 semestres letivos, que incluem encontros presenciais e atividades complementares, como a elaboração e defesa da dissertação de mestrado.
“O objetivo do Mestrado é ampliar de forma profunda o conhecimento mais atualizado do Direito Empresarial, uma das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo”, explicou professor Fauzi Hassan Choukr, coordenador do programa. “Compreender as novas dimensões do tema é fundamental para que os profissionais da área respondam às demandas na governança empresarial, na formação de políticas públicas e na construção de um novo saber jurídico”, completou.
Segundo o diretor acadêmico da FACAMP, professor Rodrigo Sabbatini, há uma demanda crescente na área do Direito Empresarial e Econômico e nos temas que o envolve, como: compliance, leniência, defesa da concorrência e ESG. O professor destacou ainda que a demanda não se concentra apenas no público de juristas, mas também nos profissionais envolvidos com questões corporativas atuais.
“Os temas que abrangem essa área do Direito são cada vez mais decisivos nas estratégias de grandes empresas no Brasil e no mundo. Os advogados que têm pretensão de se tornarem sócios de grandes escritórios, juízes e promotores buscam cada vez mais a formação de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial”, exemplificou.