Especialização FACAMP
Comunicação, Sociedade e Negócios
Objetivo
Investigar e analisar as dinâmicas de uma sociedade cada vez mais interconectada e globalizada. Revisitar os principais paradigmas teóricos da comunicação adaptados aos desafios do mundo hodierno e hipercomplexo. Pensar soluções para os crescentes desafios da interlocução entre sociedade, comunicação e negócios.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais formados e atuantes no campo da comunicação social e demais interessados.
CONDIÇÕES DE ADMISSÃO
Formação superior concluída. Desejável experiência profissional comprovada.
Sociedade, Etnografia e Expressões de Consumo
- Recortes sociais e econômicos brasileiros
- Etnografia como fator de análise
- Expressões de consumo no Brasil contemporâneo
Mídia e geopolítica: ferramentas para compreender o mundo contemporâneo
- A formação e atuação dos grandes conglomerados de mídia globais
- O papel das agências de notícias na construção dos sentidos da notícia
- As big techs e suas plataformas. Novas formas de produção de sentido
Diversidade e cultura em sociedades hipercomplexas
- O conceito de cultura na sociedade de massas
- Cultura digital
- Diversidade como novo paradigma
- Novas Identidades culturais versus tradições. Um mundo em conflito
Algoritmização da vida em sociedade
- Big Data e utilização de dados para controle social
- Mídias sociais e imposição de padrões
- Algoritmos e cidades inteligentes
Semiótica da comunicação e consumo
- Signos e Cultura
- Semiose na comunicação
- Estratégias sígnicas do consumo
Narrativas, ideologias e formação de opinião
- Construção do sentido social e da realidade através da mídia
- O papel do jornalismo
- Fake News na Era Digital
- Narrativas ficcionais e de entretenimento
- Big techs como agentes de formação de opinião e seus impactos
Linguagem das Mídias pela Análise do Discurso
- A produção do sentido textual (literatura, jornalismo, música, imagens, cinema e jogos eletrônicos)
- A análise do discurso
- Análise fílmica
Perspectivas teóricas da comunicação
- As linhas teóricas clássicas da comunicação
- Estudos Culturais e Multiculturalismo
- Web 2.0 e bolhas comunicacionais
Cenários Futuros e Transformação Digital
- Novas tecnologias e plataformas
- Tendências e Análise de Comportamentos Digitais
- Inteligência Artificial na Comunicação
- Produção de conteúdo no ambiente de convergência midiática
Corporações e Gestão Ágil da Comunicação
- Comunicação integrada
- Diagnóstico, planejamento e customização de comunicação corporativa
- Produção de conteúdos para marcas
- Gestão de crise
Negócios da Mídia, Esporte e Entretenimento
- Mercado esportivo. Movimentos e dinâmicas concorrenciais
- Plataformas de negócios de entretenimento e esporte
- Modelos inovadores de marketing esportivo e entretenimento
- Construção, consolidação e disseminação de imagem
BrandedContent, narrativas marcárias e impactos sociais
- Conteúdo das marcas e dos consumidores
- Narrativas Estratégicas das marcas
- Criatividade e comunicação publicitária
- Trilha 01 – Crítica da Mídia e Consumo
- Trilha 02 – Novos Negócios e Tecnologias em Comunicação
Além das aulas quinzenais, os participantes também realizam as seguintes atividades práticas semanais, sempre sob a supervisão dos professores: Estudos de Caso, Uso de Base de Dados Empresariais e Plataforma Digital de Leitura.
FORMATO DAS AULAS
Online Síncrona
Aulas ao vivo
Interação Ao Vivo entre Professores e Alunos pela Plataforma Zoom
Atividades Práticas
Atividades, Cases, Exercícios, Vídeos e Artigos entre as Aulas
Plataforma de Interação
Uso do Canvas para Interação e Feedback das Atividades Práticas
482 Horas/Aula
Carga Horária Total do Curso
3 Semestres Letivos
Aulas e Atividades
Aulas Quinzenais *
Sextas-feiras:
19h00 às 22h40
Sábados:
09h00 às 12h30
Início das Aulas
Em breve
* As aulas são realizadas majoritariamente quinzenalmente. Contudo, devido aos feriados ou problemas diversos o intervalo poderá ser, excepcionalmente, semanal.
AVALIAÇÃO
Os participantes serão avaliados por meio de provas individuais e de trabalhos em grupo. Para ser aprovado em cada disciplina, o aluno tem que ter, pelo menos, 75% de presença e atingir nota final mínima de 7,0 (sete). Além disso, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
CERTIFICAÇÃO
O participante aprovado receberá o certificado de Especialista em Comunicação, Sociedade e Negócios. A FACAMP é uma Instituição de Ensino Superior autorizada pelo MEC para emissão de certificados de conclusão para todos os cursos da sua Escola de Pós-Graduação lato sensu.
MÁRCIO SAMPAIO DE CASTRO
Graduado em jornalismo e pós-graduado em Teorias e Técnicas de Comunicação pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Mestre em ciências da comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalhou para publicações da Editora Abril como Aventuras na História e Grandes Guerras, além de ter colaborado em diversas outras publicações.
Colaborou com o caderno de cultura EU& do jornal Valor Econômico.
Professor universitário desde 2001, trabalhando atualmente junto aos cursos de Relações Internacionais e Propaganda e Marketing da Facamp – Faculdades de Campinas.
Coordena o Grupo de Análise e Pesquisa sobre a China (GAP – China Facamp).
Investimento
Forma de pagamento: boleto bancário
Valor do curso
Á vista
R$ 19.080,00
(10% de desconto)
Parcelamento no boleto
6x parcelas de R$ 3.286,00
(7% de desconto)
12x parcelas de R$ 1.696,00
(4% de desconto)
24x parcelas de R$ 883,33
(sem desconto)
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