Pós Graduação – MBA

MBA em Gestão da Cadeia de Suprimentos 

Objetivo

O objetivo do MBA em Gestão da Cadeia de Suprimentos é proporcionar ao participante os conhecimentos e as técnicas mais modernas e bem sucedidas aplicadas ao gerenciamento das diversas estratégias de cadeia de suprimentos. Atender as exigências do mercado, integrar as funções gerenciais da empresa e prover a redução dos os custos ao longo da cadeia são objetivos essenciais no aprendizado do participante. Além disso, o curso estimulará a aplicação dos conceitos teóricos no ambiente profissional para que o aluno se torne um profissional completo e preparado para os principais desafios de um verdadeiro líder corporativo.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais graduados em Administração, Economia, Engenharia e outros áreas de formação, que atuam (ou que pretendem atuar) na área de logística e operações.

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO

Formação superior concluída. Desejável experiência profissional comprovada.

Cenários econômicos
  • Introdução à Análise Macroeconômica
  • Análise dos Componentes do Valor Agregado
  • Determinação de Cenários Macroeconômicos
  • Cenários Econômicos Nacionais: A Evolução Histórica da Economia Brasileira, Plano Real e a Abertura Econômica, Os Anos Lula e Perspectivas da Economia Brasileira
  • Cenários Econômicos Internacionais: Determinantes dos Fluxos Comerciais e Financeiros Internacionais, Instrumentos de Política Comercial e Integração Econômica, Globalização Produtiva e Financeira e Perspectivas da Economia Mundial
Estratégia
  • Planejamento Estratégico
  • Análise do Ambiente Externo e das Condições Internas às Empresas
  • Seleção de Estratégias Competitivas e a sua Execução
Fundamentos de finanças
  • Demonstrações Financeiras Padronizadas
  • Análise das Demonstrações Financeiras: Estrutura de Capitais, Liquidez e Rentabilidade
  • Elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa e do Valor Adicionado
Custos logísticos
  • Conceito de Custos, Custo Total e Trade Offs
  • Custos de Transporte, Estoque e Armazenagem
Fundamentos de gestão de operações
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos como Modelo de Competitividade
  • Parceria e Integração de Processos na Cadeia de Suprimentos
  • Desempenho Operacional e Comunicação Colaborativa
  • Alianças Estratégicas
Indicadores de desempenho operacional
  • Conceitos e Tipos de Indicadores de Desempenho
  • Definição de Indicadores Estratégicos da Organização
  • Balanced Scorecard
Produtividade, eficiência e benchmarking de serviços logísticos
  • Nível de Serviço
  • Ferramentas, Layouts e Desperdícios
  • Eficiência e Qualidade
  • Benchmarking e Classe Mundial
Gestão da demanda na cadeia de suprimentos
  • Planejamento Tático e Operacional da Cadeia
  • Gestão de Demanda e Modelagem para Tomada de Decisão
  • Mapeamento da Cadeia de Suprimentos
Planejamento integrado do estoque e da produção
  • Classificação dos Materiais e Produtos e Terceirização
  • Armazenamento e Fornecimento de Materiais e Produtos
  • Controle de Entrada e Saída de Produtos
  • Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Transformação digital (TI aplicada à logística)
  • TI Aplicada à Logística
  • Fluxo de Informações
  • Sistemas de Informações Logísticas e Tecnologias Aplicadas
  • Aplicações de Inteligência Artificial
Green supply chain management
  • Responsabilidade e Comprometimento dos Agentes
  • Logística Colaborativa, Reversa e Sustentável
  • A Cadeia de Suprimentos da Agricultura Orgânica
  • Green Business e Supply Chain
  • Pesquisa & Desenvolvimento
Planejamento de operações e vendas (S&OP)
  • Captação, Atualização e Análise Estratégica de Dados Operacionais
  • Construção de Indicadores de Desempenho Operacional (KPIs)
  • Gerenciamento e Sincronia entre Suprimento e Demanda
  • Sincronização do Planejamento Produtivo, de Vendas e Operacional
  • Análise do Sales and Operations Planning (S&OP) e Production Planning and Control (PCP)
Logística internacional como vantagem competitiva
  • Logística e a Inserção Global dos Negócios
  • Gestão da Cadeia Global de Valor e a Logística Internacional
  • Vender no Mercado Interno ou Exportar Produtos/Serviços
Gerenciamento estratégico da cadeia global de valor
  • Objetivos do Gerenciamento da Cadeia Global
  • Distribuição Internacional e a Integração das Estratégias de Abastecimento
  • Estratégias de Previsões de Demanda e S&OP na Cadeia Global
Metodologia/ elaboração plano de melhoria (TCC)
  • Aspectos Conceituais: Como Formular um Plano de melhoria (TCC)
  • Elaboração de Projeto de TCC e elaboração do Plano de melhoria
Durante as aulas, os participantes realizam atividades práticas, sob a supervisão dos professores, tais como Estudos de Caso, Uso de Base de Dados Empresariais e Plataforma Digital de Leitura.

Formato das aulas

Aulas online – ao vivo

Avaliação

Os participantes serão avaliados por meio de provas individuais e de trabalhos em grupo. Para ser aprovado em cada disciplina, o aluno tem que ter, pelo menos, 75% de presença e atingir nota final mínima de 7,0 (sete). Além disso, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Trabalho Conclusão de Curso

Normas para elaboração do trabalho de conclusão de curso

514 Horas/Aula

Carga Horária Total do Curso

3 Semestres Letivos

Aulas e Atividades

Aulas Quinzenais *

Sextas-feiras:
19h00 às 22h40

Sábados:
09h00 às 12h40.

Início das Aulas

Em breve

* As aulas são realizadas majoritariamente quinzenalmente. Contudo, devido aos feriados ou problemas diversos o intervalo poderá ser, excepcionalmente, semanal.

O participante aprovado receberá o certificado de Especialista em Gestão da Cadeia de Suprimentos. A FACAMP é uma Instituição de Ensino Superior autorizada pelo MEC para emissão de certificados de conclusão para todos os cursos da sua Escola de Pós-Graduação lato sensu.

Paolo Edoardo Coti-Zelati

Doutor e Mestre em Administração de Empresas pelo Mackenzie-SP, Especialista em Administração de Marketing pelo Mackenzie-SP e Bacharel em Direito pela FAAP. Coordenador do Curso de Graduação em Administração da FACAMP. Ministra disciplinas de Administração Estratégica, Gestão de Cadeia de Suprimentos e Negócios Internacionais.

Investimento

Forma de pagamento: boleto bancário

Valor do curso

R$ 21.200,00

Á vista

R$ 19.080,00
(10% de desconto)

Parcelamento no Boleto

6x R$ 3.286,00 (7% Desconto)

12x R$ 1.696,00 (4% Desconto)

24x R$ 883,33

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