Pós Graduação – MBA

MBA em Marketing Estratégico 

Objetivo

O objetivo do MBA em Marketing Estratégico é capacitar profissionais para a gestão mercadológica de produtos e serviços, desenvolvendo competências necessárias para planejar, gerenciar, implantar e avaliar projetos de marketing. As novas tendências competitivas, as modernas ferramentas de marketing digital e as transformações dos consumidores na sociedade contemporânea também terão importância central neste curso. Espera-se portanto que, ao final do curso, os participantes possam aplicar as ferramentas mais modernas de gestão de marketing e sejam capazes de tomar decisões estratégicas num ambiente competitivo cada vez mais acirrado.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais graduados em Administração, Economia, Engenharia, Publicidade e Propaganda, Design e outras áreas de formação, que atuam (ou que pretendem atuar) na área de marketing.

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO

Formação superior concluída. Desejável experiência profissional comprovada.

Cenários econômicos
  • Introdução à Análise Macroeconômica
  • Análise dos Componentes do Valor Agregado
  • Determinação de Cenários Macroeconômicos
  • Cenários Econômicos Nacionais: A Evolução Histórica da Economia Brasileira, Plano Real e a Abertura Econômica, Os Anos Lula e Perspectivas da Economia Brasileira
  • Cenários Econômicos Internacionais: Determinantes dos Fluxos Comerciais e Financeiros Internacionais, Instrumentos de Política Comercial e Integração Econômica, Globalização Produtiva e Financeira e Perspectivas da Economia Mundial
Gestão estratégica e mudança organizacional
  • Características da Empresa e Diversidade das Estruturas Organizacionais
  • Mudanças recentes e novos focos empresariais
  • Modelos Ambientais de Vantagem Competitiva
  • Alinhamento entre as Ações e os Objetivos Estratégicos da Organização
  • Relacionamento com “Stakeholders”
Concorrência e competitividade
  • Conceitos de Concorrência e Competitividade
  • Análise e Formulação de Estratégias Competitivas
  • Análise da Competitividade em Setores Selecionados
  • Análise Estratégica Competitiva de Grandes Empresas
Estratégia
  • Planejamento Estratégico
  • Análise do Ambiente Externo e das Condições Internas às Empresas
  • Seleção de Estratégias Competitivas e a sua Execução
Gestão avançada de marketing
  • Tópicos do Comportamento do Consumidor e Inteligência de Mercado
  • Segmentação e Posicionamento
  • Gestão de Marcas e Estratégias de Precificação
  • Gestão de Canais de Distribuição
  • Comunicação Integrada de Marketing
  • Planejamento de Marketing
Transformação digital
  • Conceitos de Inovação e competências necessárias
  • Capacitações Dinâmicas
  • Perspectiva do “Open Innovation” e “Inovação Disruptiva”
  • Robótica, Automação e Inteligência Artificial
  • Novos Materiais e Nanotecnologia
  • Indústria 4.0 e Internet das Coisas (IoT)
  • Modelos de Negócio para Start-Ups
Branding
  • Conceito de Marcas e a Importância da Marca como Ativo Intangível
  • Brand Equity e Posicionamento de Marca
  • Extensão da Marca, Marcas Próprias e Marcas Populares
  • Modelos de Avaliação de Marcas
Comunicação integrada e mídias digitais
  • Mercado Publicitário: Online e Off-line
  • Modelos do Processo de Comunicação
  • Plataformas de Comunicação: Propaganda, Promoção de Vendas, Vendas Pessoais,
  • Eventos e Experiências, Relações Públicas e Publicidade, Marketing Direto e Interativo e Marketing Boca a Boca
Design Thinking
  • Razões para inovar
  • Formas de abordagem
  • Imersão/pesquisa
  • Análise/síntese
  • Ideação
  • Prototipação
Canais, novos formatos de distribuição, gestão de produtos, serviços e plataformas
  • Composto e a Linha de Produtos
  • Ciclo de Vida do Produto
  • Matriz Produto Mercado e Matriz BCG
  • Embalagem e Design: Características, Importância e Usos
  • Distinções entre Produtos e Serviços
  • Conceito e Funções dos Canais de Distribuição
  • E-commerce, Vendas Diretas, Atacadistas e Varejistas no Brasil
  • Conflito, Cooperação e Concorrência de Canal
  • Plataformas de negócios
Modelagem e Plano de negócios
  • Estratégia de Negócios: Novas Abordagens
  • Negócios Digitais
  • As Etapas dos Planos de Negócios: Sumário Executivo, Caracterização da Empresa, O Negócio com seus Diferenciais Únicos, A Estratégia e o Estudo do Mercado, Plano de Marketing e a Definição da Demanda, O Plano de Operações e o Estudo de Viabilidade Técnica, O Plano Financeiro e o Estudo de Viabilidade Econômica, Gestão do Capital Humano e o Planejamento e Desenvolvimento do Projeto
  • Elaboração de um Plano de Negócios Real: Concepção até o Processo de Implementação
Fundamentos de finanças e pricing
  • Análise do Ciclo Operacional e Financeiro (ciclo de Caixa)
  • Tipos de Custos, Margem de Contribuição, Economia de Escala e Amplitude, Mark-Up e Ponto de Equilíbrio
  • Principais Elementos da Gestão de Preços: Análise de Custos, Estruturas de Mercado, Análise de Demanda e Perfil de Consumidor
  • Determinantes da Sensibilidade a Preço do Consumidor
  • Estratégias de Apreçamento: Competitivo, Novos Produtos
Inteligência competitiva, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor
  • Sistemas de Informações de Marketing e Inteligência Competitiva
  • Etapas do Projeto de Pesquisa
  • Procedimentos de Amostragem e Elaboração da Pesquisa
  • Coleta, Análise de Dados e Apresentação de Relatórios
  • Crowdsourcing
  • Big Data e Modelos de Negócio
  • Tipos de Decisão de Compra: Rotineira, Decisão Limitada e Extensiva e fatores de influência
Indicadores de desempenho de Marketing
  • Métricas de Marketing
  • Mensuração de Resultado em Mídias Digitais e Tradicionais
  • Avaliação do Desempenho: Canais de Distribuição, Produtos e Serviços
  • Sistemas de Controle de Desempenho de Marketing
Marketing digital
  • Novas Mídias Digitais
  • Ferramentas de Busca e de Otimização
  • E-commerce e Tendências na Integração entre os Canais de Distribuição
Gestão de relacionamento com cliente
  • Gestão de Key Account
  • CRM (Customer Lifetime Value)
  • Liderando a Força de Vendas
  • Gestão de Lead’s e captação de clientes
Durante as aulas, os participantes realizam atividades práticas, sob a supervisão dos professores, tais como Estudos de Caso, Uso de Base de Dados Empresariais e Plataforma Digital de Leitura.

Formato das aulas

Aulas online – ao vivo

Avaliação

Os participantes serão avaliados por meio de provas individuais e de trabalhos em grupo. Para ser aprovado em cada disciplina, o aluno tem que ter, pelo menos, 75% de presença e atingir nota final mínima de 7,0 (sete). Além disso, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Trabalho Conclusão de Curso

Normas para elaboração do trabalho de conclusão de curso

544 Horas/Aula

Carga Horária Total do Curso

3 Semestres Letivos

Aulas e Atividades

Aulas Quinzenais *

Sextas-feiras:
19h00 às 22h40

Sábados:
09h00 às 12h40.

Início das Aulas

14/03/25

* Aulas preferencialmente quinzenais, mas por razões de carga horária e calendário alguns intervalos serão inferiores.

O participante aprovado receberá o certificado de Especialista em Marketing Estratégico. A FACAMP é uma Instituição de Ensino Superior autorizada pelo MEC para emissão de certificados de conclusão para todos os cursos da sua Escola de Pós-Graduação lato sensu.

Renata Steffanoni Bernandes de Queiroz

Doutora em Comunicação pela USP, Mestre em Administração pela USP, Especialista em Capacitação Gerencial pela FIA e Bacharel em Economia pela USP. Atualmente atua como Consultora, Pesquisadora e Professora de Planejamento de Marketing e Comunicação. Atuou também em grandes empresas do setor financeiro nas áreas de Gestão Financeira e Gestão de Marketing.

Investimento

Forma de pagamento: boleto bancário

Valor do curso

R$ 21.200,00

Á vista

R$ 19.080,00
(10% de desconto)

Parcelamento no Boleto

6x R$ 3.286,00 (7% Desconto)

12x R$ 1.696,00 (4% Desconto)

24x R$ 883,33

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