Pós Graduação – MBA

MBA Executivo

 

Objetivo

O objetivo do MBA Executivo é fornecer aos participantes todos os instrumentos necessários para tomar decisões estratégicas em um ambiente corporativo e econômico em transformação. O participante realizará estudos avançados e atividades práticas nas mais modernas técnicas profissionais de todas as áreas funcionais da empresa: Operação e Logística, Finanças, Marketing e Recursos Humanos. Essa visão integrada e estratégica de gestão será crucial para que os participantes possam aprofundar suas habilidades para formular estratégias e aplicar ações de planejamento nas organizações contemporâneas. Além disso, o aluno poderá discutir de que forma o macro-ambiente de negócios (cenários econômicos, ambiente competitivo e outros temas contemporâneos) interfere nas decisões estratégicas que os executivos modernos e os líderes empresarias têm de tomar.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais que ocupam cargos de gestão: gerentes, diretores, executivos, empreendedores e profissionais de diversas formações.

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO

Formação superior concluída antes de 2019 e experiência profissional mínima de quatro anos.

Cenários econômicos
  • Introdução à Análise Macroeconômica
  • Análise dos Componentes do Valor Agregado
  • Determinação de Cenários Macroeconômicos
  • Cenários Econômicos Nacionais: A Evolução Histórica da Economia Brasileira, Plano Real e a Abertura Econômica, Os Anos Lula e Perspectivas da Economia Brasileira
  • Cenários Econômicos Internacionais: Determinantes dos Fluxos Comerciais e Financeiros Internacionais, Instrumentos de Política Comercial e Integração Econômica, Globalização Produtiva e Financeira e Perspectivas da Economia Mundial
Fundamentos de finanças
  • Demonstrações Financeiras Padronizadas
  • Análise das Demonstrações Financeiras: Estrutura de Capitais, Liquidez e Rentabilidade
  • Elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa
Gestão estratégica e mudança organizacional
  • Características da Empresa e Diversidade das Estruturas Organizacionais
  • Mudanças recentes e novos focos empresariais
  • Modelos Ambientais de Vantagem Competitiva
  • Alinhamento entre as Ações e os Objetivos Estratégicos da Organização
  • Relacionamento com “Stake holders”
Fundamentos de gestão de operações
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos como Modelo de Competitividade
  • Parceria e Integração de Processos na Cadeia de Suprimentos
  • Desempenho Operacional e Comunicação Colaborativa
  • Alianças Estratégicas
Gestão avançada de marketing
  • Tópicos do Comportamento do Consumidor e Inteligência de Mercado
  • Segmentação e Posicionamento
  • Gestão de Marcas e Estratégias de Precificação
  • Gestão de Canais de Distribuição
  • Comunicação Integrada de Marketing
  • Planejamento de Marketing
Fundamentos da gestão de pessoas
  • O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas
  • Gestão de clima organizacional
  • Políticas de Gestão de Pessoas
  • Planejamento de Pessoas
  • Subsistemas de Gestão de Pessoas
  • Business Partner
Concorrência e competitividade
  • Conceitos de Concorrência e Competitividade
  • Análise e Formulação de Estratégias Competitivas
  • Análise da Competitividade em Setores Selecionados
  • Análise Estratégica Competitiva de Grandes Empresas
Estrutura de capital e conceitos de “Valuation”
  • Risco e Retorno: Modelos de Precificação (CAPM)
  • Custo de Capital (WACC)
  • Montagem de (FCTF)
  • Alavancagem Financeira e Política de Estrutura de Capital
  • Princípios de Avaliação de Empresas
Transformação digital
  • Conceitos de Inovação e competências necessárias
  • Capacitações Dinâmicas
  • Perspectiva do “Open Innovation” e “Inovação Disruptiva”
  • Robótica, Automação e Inteligência Artificial
  • Novos Materiais e Nanotecnologia
  • Indústria 4.0 e Internet das Coisas (IoT)
  • Modelos de Negócio para Start-Ups
Design Thinking e empreendedorismo
  • Razões para inovar
  • Formas de abordagem
  • Imersão/pesquisa
  • Análise/síntese
  • Ideação
  • Prototipação
Estratégia
  • Estratégia de Negócios: Novas Abordagens
  • Negócios Digitais
  • As Etapas dos Planos de Negócios: Sumário Executivo, Caracterização da Empresa, O Negócio com seus Diferenciais Únicos, A Estratégia e o Estudo do Mercado, Plano de Marketing e a Definição da Demanda, O Plano de Operações e o Estudo de Viabilidade Técnica, O Plano Financeiro e o Estudo de Viabilidade Econômica, Gestão do Capital Humano e o Planejamento e Desenvolvimento do Projeto
  • Elaboração de um Plano de Negócios Real: Concepção até o Processo de Implementação
TCC
  • Normas para elaboração do trabalho de conclusão de curso
Durante as aulas, os participantes realizam atividades práticas, sob a supervisão dos professores, tais como Estudos de Caso, Uso de Base de Dados Empresariais e Plataforma Digital de Leitura.

Formato das aulas

Aulas online – ao vivo

Avaliação

Os participantes serão avaliados por meio de provas individuais e de trabalhos em grupo. Para ser aprovado em cada disciplina, o aluno tem que ter, pelo menos, 75% de presença e atingir nota final mínima de 7,0 (sete). Além disso, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Trabalho Conclusão de Curso

Normas para elaboração do trabalho de conclusão de curso

536 Horas/Aula

Carga Horária Total do Curso

3 Semestres Letivos

Aulas e Atividades

Aulas Quinzenais *

Sextas-feiras:
19h00 às 22h40

Sábados:
09h00 às 12h40.

Início das Aulas

Em breve

* As aulas são realizadas majoritariamente quinzenalmente. Contudo, devido aos feriados ou problemas diversos o intervalo poderá ser, excepcionalmente, semanal.

O participante aprovado receberá o certificado de Especialista em Gestão Estratégica. A FACAMP é uma Instituição de Ensino Superior autorizada pelo MEC para emissão de certificados de conclusão para todos os cursos da sua Escola de Pós-Graduação lato sensu.

Rodrigo Sabbatini

Diretor da FACAMP. Doutor, Mestre e Bacharel em Economia pela UNICAMP. Autor de diversos artigos sobre economia brasileira e internacional e consultor de empresas e de organismos internacionais.

Investimento

Forma de pagamento: boleto bancário

Valor do curso

R$ 24.800,00

Á vista

R$ 22.320,00
(10% de desconto)

Parcelamento no Boleto

6x R$ 3.844,00 (7% Desconto)

12x R$ 1.984,00 (4% Desconto)

24x R$ 1.033,33

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