Pós Graduação – MBA
MBA Executivo
Objetivo
O objetivo do MBA Executivo é fornecer aos participantes todos os instrumentos necessários para tomar decisões estratégicas em um ambiente corporativo e econômico em transformação. O participante realizará estudos avançados e atividades práticas nas mais modernas técnicas profissionais de todas as áreas funcionais da empresa: Operação e Logística, Finanças, Marketing e Recursos Humanos. Essa visão integrada e estratégica de gestão será crucial para que os participantes possam aprofundar suas habilidades para formular estratégias e aplicar ações de planejamento nas organizações contemporâneas. Além disso, o aluno poderá discutir de que forma o macro-ambiente de negócios (cenários econômicos, ambiente competitivo e outros temas contemporâneos) interfere nas decisões estratégicas que os executivos modernos e os líderes empresarias têm de tomar.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais que ocupam cargos de gestão: gerentes, diretores, executivos, empreendedores e profissionais de diversas formações.
CONDIÇÕES DE ADMISSÃO
Formação superior concluída antes de 2019 e experiência profissional mínima de quatro anos.
Cenários econômicos
- Introdução à Análise Macroeconômica
- Análise dos Componentes do Valor Agregado
- Determinação de Cenários Macroeconômicos
- Cenários Econômicos Nacionais: A Evolução Histórica da Economia Brasileira, Plano Real e a Abertura Econômica, Os Anos Lula e Perspectivas da Economia Brasileira
- Cenários Econômicos Internacionais: Determinantes dos Fluxos Comerciais e Financeiros Internacionais, Instrumentos de Política Comercial e Integração Econômica, Globalização Produtiva e Financeira e Perspectivas da Economia Mundial
Fundamentos de finanças
- Demonstrações Financeiras Padronizadas
- Análise das Demonstrações Financeiras: Estrutura de Capitais, Liquidez e Rentabilidade
- Elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa
Gestão estratégica e mudança organizacional
- Características da Empresa e Diversidade das Estruturas Organizacionais
- Mudanças recentes e novos focos empresariais
- Modelos Ambientais de Vantagem Competitiva
- Alinhamento entre as Ações e os Objetivos Estratégicos da Organização
- Relacionamento com “Stake holders”
Fundamentos de gestão de operações
- Gestão da Cadeia de Suprimentos como Modelo de Competitividade
- Parceria e Integração de Processos na Cadeia de Suprimentos
- Desempenho Operacional e Comunicação Colaborativa
- Alianças Estratégicas
Gestão avançada de marketing
- Tópicos do Comportamento do Consumidor e Inteligência de Mercado
- Segmentação e Posicionamento
- Gestão de Marcas e Estratégias de Precificação
- Gestão de Canais de Distribuição
- Comunicação Integrada de Marketing
- Planejamento de Marketing
Fundamentos da gestão de pessoas
- O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas
- Gestão de clima organizacional
- Políticas de Gestão de Pessoas
- Planejamento de Pessoas
- Subsistemas de Gestão de Pessoas
- Business Partner
Concorrência e competitividade
- Conceitos de Concorrência e Competitividade
- Análise e Formulação de Estratégias Competitivas
- Análise da Competitividade em Setores Selecionados
- Análise Estratégica Competitiva de Grandes Empresas
Estrutura de capital e conceitos de “Valuation”
- Risco e Retorno: Modelos de Precificação (CAPM)
- Custo de Capital (WACC)
- Montagem de (FCTF)
- Alavancagem Financeira e Política de Estrutura de Capital
- Princípios de Avaliação de Empresas
Transformação digital
- Conceitos de Inovação e competências necessárias
- Capacitações Dinâmicas
- Perspectiva do “Open Innovation” e “Inovação Disruptiva”
- Robótica, Automação e Inteligência Artificial
- Novos Materiais e Nanotecnologia
- Indústria 4.0 e Internet das Coisas (IoT)
- Modelos de Negócio para Start-Ups
Design Thinking e empreendedorismo
- Razões para inovar
- Formas de abordagem
- Imersão/pesquisa
- Análise/síntese
- Ideação
- Prototipação
Estratégia
- Estratégia de Negócios: Novas Abordagens
- Negócios Digitais
- As Etapas dos Planos de Negócios: Sumário Executivo, Caracterização da Empresa, O Negócio com seus Diferenciais Únicos, A Estratégia e o Estudo do Mercado, Plano de Marketing e a Definição da Demanda, O Plano de Operações e o Estudo de Viabilidade Técnica, O Plano Financeiro e o Estudo de Viabilidade Econômica, Gestão do Capital Humano e o Planejamento e Desenvolvimento do Projeto
- Elaboração de um Plano de Negócios Real: Concepção até o Processo de Implementação
TCC
- Normas para elaboração do trabalho de conclusão de curso
Formato das aulas
Aulas online – ao vivo
Avaliação
Os participantes serão avaliados por meio de provas individuais e de trabalhos em grupo. Para ser aprovado em cada disciplina, o aluno tem que ter, pelo menos, 75% de presença e atingir nota final mínima de 7,0 (sete). Além disso, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Trabalho Conclusão de Curso
536 Horas/Aula
Carga Horária Total do Curso
3 Semestres Letivos
Aulas e Atividades
Aulas Quinzenais *
Sextas-feiras:
19h00 às 22h40
Sábados:
09h00 às 12h40.
Início das Aulas
Em breve
* As aulas são realizadas majoritariamente quinzenalmente. Contudo, devido aos feriados ou problemas diversos o intervalo poderá ser, excepcionalmente, semanal.
O participante aprovado receberá o certificado de Especialista em Gestão Estratégica. A FACAMP é uma Instituição de Ensino Superior autorizada pelo MEC para emissão de certificados de conclusão para todos os cursos da sua Escola de Pós-Graduação lato sensu.
Rodrigo Sabbatini
Diretor da FACAMP. Doutor, Mestre e Bacharel em Economia pela UNICAMP. Autor de diversos artigos sobre economia brasileira e internacional e consultor de empresas e de organismos internacionais.
Investimento
Forma de pagamento: boleto bancário
Valor do curso
R$ 24.800,00
Á vista
R$ 22.320,00
(10% de desconto)
Parcelamento no Boleto
6x R$ 3.844,00 (7% Desconto)
12x R$ 1.984,00 (4% Desconto)
24x R$ 1.033,33
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