Especialização FACAMP
INTERNATIONAL COUNSELING COORDINATOR
Objetivo
Este curso tem por objetivo preparar profissionais de educação, como professores, coordenadores pedagógicos, e administradores escolares, bem como para aqueles que buscam especialização na área de counseling educacional para atuar como counselor.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais de educação, como professores, coordenadores pedagógicos, e administradores escolares, bem como para aqueles que buscam especialização na área de counseling educacional.
A educação internacional está na vanguarda da formação de líderes e cidadãos globais. Com a crescente globalização e as rápidas mudanças sociais, é fundamental que os educadores estejam equipados com as habilidades e conhecimentos necessários para orientar os estudantes nesse cenário complexo e interconectado. O curso de Pós-Graduação para Formação de Counselors busca capacitar profissionais com as competências essenciais para atuarem como apoio efetivo, ajudando estudantes a navegarem no mundo acadêmico internacional e em suas carreiras.
Módulo 1 | O papel do counselor dentro e fora da escola (30 horas)
○ Processos Holísticos de Candidatura;
○ O Papel do Colégio e do Counselor Independente;
○ Avaliando o Progresso do Aluno;
○ Engajamento de professores e comunidade;
○ Parcerias e Transformação da Escola em Centro Aplicador.
Processos Internacionais de Candidatura: Introdução (30 horas)
Um panorama dos principais elementos que compõem as candidaturas para universidades fora do Brasil, capacitando os profissionais a orientar os alunos com segurança. Os conteúdos abordam:
○ Proficiência Linguística;
○ Provas Internacionais Padronizadas (SAT/ACT);
○ Atividades Extracurriculares e Engajamento Fora da Sala de Aula;
○ Questões Financeiras e Bolsas de Estudo;
○ Rankings Universitários e Ferramentas de Pesquisa.
Módulo 2 | Construindo o Perfil do Aluno (30 horas)
Focado no autoconhecimento e no planejamento de carreira, este módulo apresenta ferramentas práticas para apoiar os estudantes em suas escolhas acadêmicas e profissionais. Os temas incluem:
○ Personalidade e Soft Skills;
○ Profissões do Futuro e Soft Skills Relevantes;
○ Orientação Vocacional;
○ Semana das Profissões, Estágios e Job Shadowing;
○ Mindfulness e Saúde Mental;
○ Estratégias para Gerenciar Estresse e Aconselhamento.
Extracurriculares e Enriquecimento de Currículo (30 horas)
Esta disciplina explora opções para criar diferenciais competitivos no currículo dos estudantes, além de oferecer insights sobre sistemas educacionais internacionais. Os tópicos principais incluem:
○ Sistemas Educacionais ao Redor do Mundo (com Foco em Graduação);
○ Aproveitando Mock Classes e Visitas de Representantes;
○ Cultura de Serviço e Voluntariado;
○ Desenvolvimento de Résumé;
○ Programas de Intercâmbio e Summer Programs.
Módulo 3 | Guiando Alunos pelos Processos Seletivos (40 horas)
Capacitação para atuar de forma personalizada e eficiente, orientando alunos durante o processo de candidatura internacional. Este módulo prepara os profissionais para gerenciar demandas complexas, mantendo o foco na individualidade dos estudantes. Os temas abordados incluem:
○ Gerenciamento do Tempo e dos Processos de Candidatura;
○ Documentação Financeira;
○ Gerenciamento de Expectativas de Alunos e Pais;
○ Simulação de Entrevistas;
○ Planejamento de Summers, University Tours e Intercâmbios.
Tecnologia nas Escolas (20 horas)
Uma abordagem prática para a utilização de ferramentas tecnológicas no apoio ao
processo de candidatura e gestão de alunos. Os tópicos incluem:
○ Plataformas de Candidatura (Common App, Coalition, etc.);
○ Plataformas de CRM e My Way;
○ Outros Recursos Tecnológicos Aplicados ao Counseling.
Módulo 4 | O Papel do Counselor: Montando um Departamento Internacional (40 horas)
Capacitar os participantes a estruturar, implementar e gerenciar um departamento internacional dentro de uma escola, estabelecendo conexões com instituições estrangeiras, desenvolvendo estratégias de suporte ao aluno e garantindo a adequação aos padrões globais de excelência.
○ Introdução e Fundamentos do Departamento Internacional (Nicole);
○ Correção de Redações e Writing Workshops (Nicole);
○ Produção e Gerenciamento de Documentação (Maryana Rodrigues);
○ Estruturação Física e Ferramentas do Departamento (Maryana Rodrigues);
○ Desenvolvimento do School Profile (Rebecca Lacerda);
○ Networking e Estabelecimento de Parcerias (Reggie);
○ Avaliação de Processos e Sustentabilidade do Departamento (Reggie).
Empreendedorismo Criativo (20 horas)
Capacitar os counselors a desempenharem um papel empreendedor dentro das escolas, utilizando estratégias administrativas, de marketing e inovação para introduzir e expandir programas internacionais, ampliando o impacto e a sustentabilidade das iniciativas de internacionalização.
Conteúdos principais:
● Introdução ao Empreendedorismo na Educação:
○ O Papel do Counselor como Empreendedor;
○ Empreendedorismo na Educação.
● Análise e Pesquisa de Mercado:
○ Compreendendo o Mercado Educacional Internacional;
○ Ferramentas de Pesquisa;
○ Benchmarking.
● Estratégias de Marketing Educacional:
○ Marketing Estratégico na Educação;
○ Ferramentas de Divulgação;
○ Engajamento da Comunidade.
● Inovação de Produtos e Serviços:
○ Criando Diferenciais Competitivos;
○ Sustentabilidade e Escalabilidade;
○ Parcerias Estratégicas.
● Avaliação de Resultados e Sustentabilidade:
○ Mensuração de Impacto;
○ Ciclo de Inovação.
Módulo 5 | O Papel do Counselor: Solidificando o Departamento Internacional (40 horas)
Aprofundar o conhecimento e as práticas iniciadas no módulo anterior, capacitando os counselors a consolidar o departamento internacional da escola, com foco em certificações, ampliação de parcerias, organização de eventos e uso de tecnologias avançadas, garantindo impacto duradouro e sustentabilidade para as iniciativas de internacionalização.
Conteúdos principais:
○ Certificações e Credenciamentos Internacionais (Henrick Oprea);
○ Planejamento de Parcerias, Eventos e Feiras (Maryana Rodrigues);
○ Monitoramento dos Processos de Candidatura e Celebração de Resultados (Maryana Rodrigues);
○ Construção de Relacionamentos com Alumni (Maryana Rodrigues);
○ Apoio aos Professores na Redação de Cartas de Recomendação (Dra. Renata Condi);
○ Uso de Inteligência Artificial no Counseling (Dra. Márcia Farias);
○ Organização de Fly-Ins e Feiras Profissionais (Henrick Oprea);
○ Proteção de Dados e Garantia de Integridade (Dra. Márcia Farias).
Processos Internacionais de Candidatura: Provas Padronizadas Internacionais (20 horas)
Capacitar os counselors a gerenciar os processos relacionados às provas padronizadas internacionais, desde a orientação inicial até a inscrição e acompanhamento, com atenção às especificidades de alunos com necessidades especiais, garantindo eficiência e suporte integral.
Conteúdos principais:
● Introdução às Provas Padronizadas Internacionais (Mateus Rabelo):
○ O Papel das Provas no Processo de Candidatura Internacional;
○ Principais Diferenças entre Provas.
● Planejamento e Preparação para as Provas (Mateus Rabelo):
○ Cronograma e Organização;
○ Orientação para Alunos e Famílias;
○ Ferramentas de Estudo e Preparação.
● Acompanhamento de Alunos com Necessidades Especiais (Marcia Carneiro):
○ Adaptações e Suporte;
○ Orientação Personalizada.
● Administração e Gestão de Centros Aplicadores (Evan Rush):
○ Tornando a Escola um Centro Aplicador;
○ Gestão de Provas na Escola.
● Análise e Interpretação de Resultados (Evan Rush):
○ Como Entender os Relatórios de Notas;
○ Auxílio ao Aluno na Próxima Etapa.
● Ética e Boas Práticas na Preparação e Gestão de Provas (Mateus Rabelo):
○ Conduta Ética no Processo de Preparação;
○ Políticas de Privacidade e Proteção de Dados.
Módulo 6 | Habilidades e Carreiras do Século 21 (30 horas)
Capacitar os counselors a orientar alunos sobre as habilidades e carreiras mais demandadas no século 21, conectando tendências de mercado e inovação tecnológica às escolhas acadêmicas e profissionais dos estudantes, com o uso de ferramentas práticas de orientação vocacional.
Conteúdos principais:
● Introdução às Habilidades do Século 21 (Lara):
○ O Contexto do Século 21:Transformações no mercado de trabalho e impacto da tecnologia;
○ Os 4 C’s do Século 21:Colaboração, Comunicação, Criatividade e Pensamento Crítico.
● Ferramentas de Orientação Vocacional (Marjorie):
○ Métodos de Avaliação;
○ Processo de Orientação Personalizada.
● Profissões do Futuro e Tendências Globais (Betina):
○ Áreas em Expansão: Tecnologia, sustentabilidade, economia criativa e saúde;
○ Profissões Emergentes: Análise de novas carreiras e suas exigências;
○ Importância de habilidades como resiliência, adaptabilidade e empatia.
● Alinhamento das Expectativas de Alunos e Famílias (Marjorie):
○ Gerenciando Expectativas;
○ Técnicas de Comunicação.
● Planejamento de Trajetórias Acadêmicas e Profissionais (Marjorie):
○ Mapeamento de Possibilidades;
○ Conexão com o Mercado.
● Ética e Diversidade no Mercado Global (Lara):
○ Inclusão e Diversidade;
○ Desafios Éticos no Mercado do Século 21.
Navegando em um Mundo Globalizado (30 horas)
Capacitar os counselors a orientar alunos e famílias sobre as oportunidades globais de formação e carreira, abordando aspectos práticos de imigração, dupla-titulação e pós-graduação no exterior, com estratégias para incorporar esses temas no ambiente escolar e em diálogos com a comunidade.
Conteúdos principais:
● Atuação de Profissionais com Formação Estrangeira no Brasil (Lara):
○ Normas e processos de validação no Brasil;
○ Parcerias entre instituições brasileiras e estrangeiras;
○ Como o mercado brasileiro enxerga profissionais com formação internacional.
● Processos de Imigração para EUA, Canadá e Europa (EUA, ver Canadá e Europa):
○ Requisitos e processos para cada região;
○ Dicas para evitar erros comuns em aplicações de vistos;
○ Como preparar os alunos e famílias para os desafios burocráticos e culturais da imigração;
○ Caminhos para estudantes que desejam permanecer no país após a formação.
● Opções de Intercâmbio e Dupla-Titulação no Brasil (Lara):
○ Programas disponíveis para escolas e universidades brasileiras;
○ Benefícios acadêmicos e culturais para os alunos;
○ Como funciona e quais os requisitos para que alunos obtenham diplomas reconhecidos em dois países;
○ Estratégias para estabelecer programas de intercâmbio e dupla-titulação.
● Caminhos para Pós-Graduação e Carreira no Exterior (Lara):
○ Como ajudar os alunos a identificar programas relevantes ao seu perfil;
○ Bolsas de estudo e financiamentos disponíveis para estudantes internacionais;
○ Habilidades e qualificações necessárias para competir em mercados globais;
○ Conexões estratégicas com alumni e comunidades profissionais no exterior.
● Incorporação dos Temas em Sala de Aula e Palestras para Pais (Lara):
○ Como integrar temas globais ao currículo regular;
○ Atividades e projetos que incentivem o pensamento internacional;
○ Planejamento de palestras informativas sobre imigração, intercâmbio e carreiras globais;
○ Comunicação clara e assertiva para alinhar expectativas.
TRILHA EVENTOS E PRÁTICAS (40H)
Esta trilha será composta de 40 horas em que os alunos deverão escolher e participar de visitas técnicas, disciplinas eletivas presenciais ou/em eventos nacionais e/ou internacionais chancelados pela Efígie Academy, Facamp ou outra Instituição de comprovado reconhecimento. A comprovação de participação deverá ser aprovada pela Facamp.
Clique aqui e faça o download do Conteúdo Programático Completo.
O programa combina teoria e prática, incluindo:
- Palestras interativas com especialistas em educação internacional.
- Estudos de caso reais e simulações de counseling.
- Workshops sobre estratégias eficazes de orientação acadêmica e profissional.
- Projetos práticos para aplicação de conhecimentos em cenários reais.
- Como trabalho de conclusão, cada participante deverá produzir um artigo para revisão após a conclusão de todos os módulos, que poderá ser publicado em site ou revista especializada relacionada à educação internacional.
As aulas serão online e ao vivo, síncronas com datas pré-definidas para eventos presenciais.
Aulas ao vivo
Interação Ao Vivo entre Professores e Alunos pela Plataforma Zoom
Atividades Práticas
Atividades, Cases, Exercícios, Vídeos e Artigos entre as Aulas
Plataforma de Interação
400 Horas/Aula
Carga Horária Total do Curso
3 Semestres Letivos
Aulas e Atividades
Aulas assíncronas *
Início das Aulas
15/03/2025
* Serão encontros assíncronos mensais e conteúdo online orientado para trabalhar o mês todo de forma interativa com os docentes responsáveis.
Clique aqui e faça o download do Calendário 2025
O curso será válido como curso de pós-graduação no Brasil e curso de formação de counselor acreditado nos EUA e Europa para credenciamento de conselheiros representando escolas internacionais.
Dra. Lara Crivelaro
Nicole Ribeiro
Nativa de Boston (EUA) com quase 20 anos de experiência em aconselhamento de candidatos para universidades estrangeiras e na criação de cursos preparatórios e programas internacionais. Atuou no escritório de admissões do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na reitoria da Berklee College of Music, duas instituições de excelência mundial. Reconhecida por sua habilidade em conectar alunos a oportunidades acadêmicas globais.
Ms. Carolina Abdalla
Mestre em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade de Lisboa, pós-graduada em: Metodologia e Gestão em EaD, Metodologia Ensino Superior e graduada em Publicidade e Propaganda. Na Educação há 14 anos já atuou como docente, coordenadora de curso, tutora, coordenadora de tutoria, leitora crítica, autora, gerente de curadoria e coordenadora de material didático. Atualmente é empreendedora na MUDE Estratégia Educacional e Inovação e coordenadora do curso de pós-graduação em Educação Corporativa da Facamp.
Suzie Castello
É Independent Educational Consultant e Tutora de Inglês, com bacharelado em Artes pela California State University e certificação em Aconselhamento para Estudantes Universitários e Serviços de Pessoal pela UC Irvine. Sua atuação é voltada para a orientação de redações e processos de candidatura em universidades estrangeira trazendo uma abordagem prática e eficiente para o desenvolvimento de competências de escrita.
Dra. Betina Von Staa
Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP, consultora em práticas educacionais inovadoras e diretora de Ética e Qualidade da ABED para o período de 2023 a 2027. Ela liderou a localização do programa de Pós-Graduação Star Lessons da Universidade de Helsinque para o Brasil e atua como professora convidada em programas de pós-graduação da PUC-PR e PUC-Minas. Sua expertise abrange desde metodologias educacionais até a internacionalização acadêmica.
Ms. Marjorie Cristina Rocha da Silva
Psicóloga com mestrado e doutorado pela Universidade São Francisco, é especialista em Neuropsicologia e pesquisadora colaboradora da FCM Unicamp. Com ampla experiência clínica e acadêmica, Marjorie trabalha nas áreas de avaliação psicológica e educacional, saúde mental, fatores que influenciam a aprendizagem e sucesso escolar, além de declínio cognitivo.
Reginaldo Aguiar
Head de College Counseling do Concept School, é especialista em admissões universitárias internacionais e na internacionalização de currículos nacionais. Ele trabalha para ampliar o acesso ao aconselhamento universitário e promover a mobilidade global para o ensino superior, com grande conhecimento em estratégias educacionais inovadoras.
Aline Grippi de Mello Fontes
Formada em Letras-Tradução pela UNESP e pós-graduada em ensino de língua inglesa pela UNIBERO, possui credenciamento internacional como counselor pela BMI. Sua experiência está centrada na orientação de estudantes para processos de candidatura internacional, com especial atenção à preparação acadêmica e cultural.
Rebecca Lacerda Hansen
Especialista em advocacy para estudantes internacionais e com mais de 10 anos de experiência em gestão de admissões universitárias. Sua atuação no College of Wooster destaca-se pelo suporte a estudantes internacionais e pela promoção da inclusão educacional.
Sabrina Steyer
Trabalha como conselheira socioemocional e orientadora universitária na Avenues e possui experiência como psicóloga desde 2001. Ao longo de sua trajetória, tem acompanhado o desenvolvimento e o sucesso de alunos, especialmente em contextos internacionais, reforçando sua paixão por conhecer e conviver com diferentes culturas. Formada em Psicologia e Neuropsicologia, Sabrina adota uma abordagem holística para compreender e apoiar seus alunos e suas famílias. Com foco em coaching e aconselhamento nos últimos 17 anos, ela se dedica a ajudar adolescentes a encontrar suas paixões e guiá-los em direção a um futuro gratificante.
Marcia Carneiro
Licenciada em Psicologia pela Universidade de Taubaté, pós-graduada pela PUC São Paulo em Educação Inclusiva. Orientadora educacional da UNIVAP, atuou como coordenadora pedagógica e de projetos internacionais no Colégio Planck, mais de 20 anos de experiência em coordenação escolar, acompanhamento de estudantes, gestão de inclusão e internacionalização. Voluntariados educacionais em diferentes países. Formações de extensões em conteúdos educacionais e sociais.
Henrick Oprea
Head of School – SIS – Swiss International School of Brasilia – Diretor de Escola – SIS Swiss International School Brasília, foi presidente da BRAZ-TESOL, a maior associação de professores de inglês do Brasil. Desde 2008 desenvolveu o gosto pela educação, olhando-a numa perspectiva mais ampla do que o ensino de inglês.
Marcia Farias
(Parte legal para IEC’s) – International Student Advocate | Independent Educational Consultant, College Consultant and Early Career Coach. Consultor Educacional Independente. Credenciada pela College Admissions International.
Elizabeth Nino
Augustana College, Executive Director of International Student, Experienced Director Of Diversity with a demonstrated history of working in the higher education industry. Skilled in Sales, Translation, Spanish, English, and Teamwork. Strong community and social services professional with a Master of Science (M.S.) focused in Bilingual, Multilingual, and Multicultural Education from Western Illinois University.
Frederico Silva
Northwestern University Qatar, International Education | Student Development | Enrollment Management, foi Enrollment Specialist (Acting Manager, Saudi Graduate Recruitment, 10 months) Enrollment Specialist (Acting Manager, Saudi Graduate Recruitment, 10 months) King Abdullah University of Science and Technology King Abdullah University of Science and Technology, International Admission Assistant International Admission Assistant University of Northern Iowa
Investimento
Forma de pagamento: boleto bancário
Valor do curso
R$ 18.000,00
Á vista
R$ 16.200,00
(10% de desconto)
Parcelamento no boleto
18x parcelas de R$ 1.000,00
(sem desconto)