Pós Graduação – MBA
MBA em Marketing Estratégico
Objetivo
O objetivo do MBA em Marketing Estratégico é capacitar profissionais para a gestão mercadológica de produtos e serviços, desenvolvendo competências necessárias para planejar, gerenciar, implantar e avaliar projetos de marketing. As novas tendências competitivas, as modernas ferramentas de marketing digital e as transformações dos consumidores na sociedade contemporânea também terão importância central neste curso. Espera-se portanto que, ao final do curso, os participantes possam aplicar as ferramentas mais modernas de gestão de marketing e sejam capazes de tomar decisões estratégicas num ambiente competitivo cada vez mais acirrado.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais graduados em Administração, Economia, Engenharia, Publicidade e Propaganda, Design e outras áreas de formação, que atuam (ou que pretendem atuar) na área de marketing.
CONDIÇÕES DE ADMISSÃO
Formação superior concluída. Desejável experiência profissional comprovada.
Cenários econômicos
- Introdução à Análise Macroeconômica
- Análise dos Componentes do Valor Agregado
- Determinação de Cenários Macroeconômicos
- Cenários Econômicos Nacionais: A Evolução Histórica da Economia Brasileira, Plano Real e a Abertura Econômica, Os Anos Lula e Perspectivas da Economia Brasileira
- Cenários Econômicos Internacionais: Determinantes dos Fluxos Comerciais e Financeiros Internacionais, Instrumentos de Política Comercial e Integração Econômica, Globalização Produtiva e Financeira e Perspectivas da Economia Mundial
Gestão estratégica e mudança organizacional
- Características da Empresa e Diversidade das Estruturas Organizacionais
- Mudanças recentes e novos focos empresariais
- Modelos Ambientais de Vantagem Competitiva
- Alinhamento entre as Ações e os Objetivos Estratégicos da Organização
- Relacionamento com “Stakeholders”
Concorrência e competitividade
- Conceitos de Concorrência e Competitividade
- Análise e Formulação de Estratégias Competitivas
- Análise da Competitividade em Setores Selecionados
- Análise Estratégica Competitiva de Grandes Empresas
Estratégia
- Planejamento Estratégico
- Análise do Ambiente Externo e das Condições Internas às Empresas
- Seleção de Estratégias Competitivas e a sua Execução
Gestão avançada de marketing
- Tópicos do Comportamento do Consumidor e Inteligência de Mercado
- Segmentação e Posicionamento
- Gestão de Marcas e Estratégias de Precificação
- Gestão de Canais de Distribuição
- Comunicação Integrada de Marketing
- Planejamento de Marketing
Transformação digital
- Conceitos de Inovação e competências necessárias
- Capacitações Dinâmicas
- Perspectiva do “Open Innovation” e “Inovação Disruptiva”
- Robótica, Automação e Inteligência Artificial
- Novos Materiais e Nanotecnologia
- Indústria 4.0 e Internet das Coisas (IoT)
- Modelos de Negócio para Start-Ups
Branding
- Conceito de Marcas e a Importância da Marca como Ativo Intangível
- Brand Equity e Posicionamento de Marca
- Extensão da Marca, Marcas Próprias e Marcas Populares
- Modelos de Avaliação de Marcas
Comunicação integrada e mídias digitais
- Mercado Publicitário: Online e Off-line
- Modelos do Processo de Comunicação
- Plataformas de Comunicação: Propaganda, Promoção de Vendas, Vendas Pessoais,
- Eventos e Experiências, Relações Públicas e Publicidade, Marketing Direto e Interativo e Marketing Boca a Boca
Design Thinking
- Razões para inovar
- Formas de abordagem
- Imersão/pesquisa
- Análise/síntese
- Ideação
- Prototipação
Canais, novos formatos de distribuição, gestão de produtos, serviços e plataformas
- Composto e a Linha de Produtos
- Ciclo de Vida do Produto
- Matriz Produto Mercado e Matriz BCG
- Embalagem e Design: Características, Importância e Usos
- Distinções entre Produtos e Serviços
- Conceito e Funções dos Canais de Distribuição
- E-commerce, Vendas Diretas, Atacadistas e Varejistas no Brasil
- Conflito, Cooperação e Concorrência de Canal
- Plataformas de negócios
Modelagem e Plano de negócios
- Estratégia de Negócios: Novas Abordagens
- Negócios Digitais
- As Etapas dos Planos de Negócios: Sumário Executivo, Caracterização da Empresa, O Negócio com seus Diferenciais Únicos, A Estratégia e o Estudo do Mercado, Plano de Marketing e a Definição da Demanda, O Plano de Operações e o Estudo de Viabilidade Técnica, O Plano Financeiro e o Estudo de Viabilidade Econômica, Gestão do Capital Humano e o Planejamento e Desenvolvimento do Projeto
- Elaboração de um Plano de Negócios Real: Concepção até o Processo de Implementação
Fundamentos de finanças e pricing
- Análise do Ciclo Operacional e Financeiro (ciclo de Caixa)
- Tipos de Custos, Margem de Contribuição, Economia de Escala e Amplitude, Mark-Up e Ponto de Equilíbrio
- Principais Elementos da Gestão de Preços: Análise de Custos, Estruturas de Mercado, Análise de Demanda e Perfil de Consumidor
- Determinantes da Sensibilidade a Preço do Consumidor
- Estratégias de Apreçamento: Competitivo, Novos Produtos
Inteligência competitiva, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor
- Sistemas de Informações de Marketing e Inteligência Competitiva
- Etapas do Projeto de Pesquisa
- Procedimentos de Amostragem e Elaboração da Pesquisa
- Coleta, Análise de Dados e Apresentação de Relatórios
- Crowdsourcing
- Big Data e Modelos de Negócio
- Tipos de Decisão de Compra: Rotineira, Decisão Limitada e Extensiva e fatores de influência
Indicadores de desempenho de Marketing
- Métricas de Marketing
- Mensuração de Resultado em Mídias Digitais e Tradicionais
- Avaliação do Desempenho: Canais de Distribuição, Produtos e Serviços
- Sistemas de Controle de Desempenho de Marketing
Marketing digital
- Novas Mídias Digitais
- Ferramentas de Busca e de Otimização
- E-commerce e Tendências na Integração entre os Canais de Distribuição
Gestão de relacionamento com cliente
- Gestão de Key Account
- CRM (Customer Lifetime Value)
- Liderando a Força de Vendas
- Gestão de Lead’s e captação de clientes
Formato das aulas
Aulas online – ao vivo
Avaliação
Os participantes serão avaliados por meio de provas individuais e de trabalhos em grupo. Para ser aprovado em cada disciplina, o aluno tem que ter, pelo menos, 75% de presença e atingir nota final mínima de 7,0 (sete). Além disso, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Trabalho Conclusão de Curso
544 Horas/Aula
Carga Horária Total do Curso
3 Semestres Letivos
Aulas e Atividades
Aulas Quinzenais *
Sextas-feiras:
19h00 às 22h40
Sábados:
09h00 às 12h40.
Início das Aulas
14/03/25
* Aulas preferencialmente quinzenais, mas por razões de carga horária e calendário alguns intervalos serão inferiores.
O participante aprovado receberá o certificado de Especialista em Marketing Estratégico. A FACAMP é uma Instituição de Ensino Superior autorizada pelo MEC para emissão de certificados de conclusão para todos os cursos da sua Escola de Pós-Graduação lato sensu.
Renata Steffanoni Bernandes de Queiroz
Doutora em Comunicação pela USP, Mestre em Administração pela USP, Especialista em Capacitação Gerencial pela FIA e Bacharel em Economia pela USP. Atualmente atua como Consultora, Pesquisadora e Professora de Planejamento de Marketing e Comunicação. Atuou também em grandes empresas do setor financeiro nas áreas de Gestão Financeira e Gestão de Marketing.
Investimento
Forma de pagamento: boleto bancário
Valor do curso
R$ 21.200,00
Á vista
R$ 19.080,00
(10% de desconto)
Parcelamento no Boleto
6x R$ 3.286,00 (7% Desconto)
12x R$ 1.696,00 (4% Desconto)
24x R$ 883,33
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